por Eduardo Rocha
Auto Press
A Toyota leva o pragmatismo às últimas consequências. A fabricante japonesa não costuma aderir a novidades até constatar que vão além de um modismo passageiro. Mas no caso do SUV médio Corolla Cross, a marca foi rápida na decisão de produzir o modelo no Brasil. Afinal, a tendência de se concentrar apenas em carros de entrada e SUVs parece consolidada por aqui e vitimou principalmente sedãs médios, como o Corolla. Mesmo ampliando a participação para 50% do segmento, o modelo da 11ª geração perdeu 20% das vendas entre 2015 e 2019 – antes, portanto, da pandemia. A 12ª geração, lançada no final de 2019, não teve um desempenho melhor – ao contrário, caiu mais que a média do mercado. Restou à Toyota se render às evidências e adaptar a fábrica de Sorocaba, em São Paulo, a um custo declarado de R$ 1 bilhão, para montar 55 mil unidades do SUV médio por ano em dois turnos de produção.
A rigor, o SUV médio da marca japonesa é uma versão mais alta e encorpada do sedã, com quem compartilha nome, arquitetura e motorização. A plataforma modular é a da TNGA