Após ser alvo de críticas na penúltima sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta, o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Emanuel Marcos da Silva, solicitou o uso da tribuna para prestar esclarecimentos. O pedido veio em resposta às falas dos vereadores Tuti e Luciano Silva, que apontaram a demora na divulgação da data do Festival de Pesca, um dos principais eventos turísticos e culturais do município.
Durante a sessão, os parlamentares expressaram preocupação com a falta de informações sobre a organização do festival, que recebeu recurso de emenda parlamentar para compra da premiação, que inclusive já foi adquirido pela prefeitura.
Em resposta, o secretário Emanuel formalizou seu pedido para uso da tribuna na próxima sessão da Câmara. Segundo ele, o objetivo é esclarecer os detalhes da programação do Festival Viva Floresta e apresentar outras ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Mesmo antes da próxima sessão, Emanuel foi às rádios e emissoras de TV locais no dia seguinte à reunião da Câmara para se posicionar publicamente. Na ocasião, confirmou que o Festival Viva Floresta será realizado em setembro, colocando fim às especulações sobre o possível adiamento ou cancelamento do evento.
A expectativa agora se volta para a próxima sessão ordinária, quando Emanuel deverá detalhar não apenas os preparativos do festival, mas também os programas e projetos em andamento na pasta de desenvolvimento econômico. A participação do secretário promete movimentar o debate entre Legislativo e Executivo, num momento em que a gestão pública local é cobrada por maior transparência e agilidade nas ações.