Aldo Tizzani Da Infomoto
A Harley-Davidson Street Bob é uma moto de atitude, feita para ser vista. Montada em Manaus (AM), tem vocação urbana, porém o espírito estradeiro fica evidenciado pela adoção do motor V2 de 1.600 cm³, que esbanja torque.
Com preços variando entre R$ 44.400 e R$ 46.050, dependendo do padrão de cores -- Vivid Black (preta fosca), um tom ou dois tons de cores (preto, cereja ou azul) ou a chamativa Hard Candy Custom (prata, com muito brilho).
A Street Bob não traz grande aparato tecnológico, além do sistema de freios ABS (antitravamento). Porém, mesmo antes mesmo de dar a partida, esta integrante da família Dyna chama a atenção. Seu estilo flutua entre o clássico dos anos 50 e o de pegada mais agressiva, evidenciada pelo tratamento no acabamento de algumas peças: garfo dianteiro, aros das rodas, console preto texturizado e powertrain escurecido com capas também texturizadas. O corpo da moto é todo fosco.
Na parte estética mais três detalhes chamam a atenção, o emblema da Harley no tanque de combustível com um estilo mais clássico e, para contrastar, lanternas traseiras multifuncionais. Ou seja, a luz de freio e a lanterna estão integradas às luzes indicadoras de direção, com efeito minimalista
Bela peça, o console central é decorado por textura preta e inclui chave de ignição integrada ao tanque, com luzes de advertência, velocímetro e computador de bordo (indicador de marcha/RPM, tacômetro, relógio, medidor de quilometragem e diagnóstico do motor). As informações são alternadas no botão do punho esquerdo e exibidas em uma pequena tela digital abaixo do velocímetro.
Conforto-Já nos primeiros metros, a moto se mostrou confortável. A posição de pilotagem está de acordo com a proposta da moto: o guidão alto, no melhor estilo "Ape-Hanger" sem exageros, oferece posição ergonômica, já que os braços ficam praticamente retos. Os membros inferiores -- coxas e pernas -- formam um ângulo de 90º graus. Apesar de a moto não contar com pedaleiras plataforma, a posição não cansa o piloto.
O assento único, aparentemente desconfortável e com pouca espuma, se encaixa ao motociclista, que pode ficar um bom tempo pilotando a Street Bob na estrada. Além disso, esta Harley pode ser ideal para os pilotos de baixa estatura, já que a altura do assento é de apenas 675 mm.
Seguindo os padrões estéticos da Street Bob, o motor Twin Cam 96, de dois cilindros em V, refrigerado a ar tem 1.585 cm³ de capacidade cúbica. Alimentado por injeção eletrônica de combustível (ESPFI), oferece respostas rápidas, sem engasgar. Mas o grande diferencial é seu torque: 11,9 kgfm a 3.250 rpm. Força suficiente para empurrar 304 quilos em ordem de marcha sem esforço.
Seja para largar nas frentes dos carros, ultrapassagens ou retomadas, a força do motor é brutal. Basta girar o acelerador com vontade. Ao mesmo tempo, o V2 trabalha dócil na estrada. Por exemplo, a 2.700 rpm, sexta marcha engatada e sem forçar, a moto está a uma velocidade constante de 120 km/h.
O consumo médio nesta viagem foi de 19 km/l. Como a Dyna Street Bob tem capacidade para 17,8 litros de gasolina e possível rodar cerca de 300 quilômetros.
Outra característica deste motor, cuja arquitetura tem mais de 100 anos, é a entrega de potência de forma linear, sem sustos, apesar do torque elevado. Na unidade avaliada, a transmissão de seis velocidades oferecia engates precisos. Suaves, nem tanto. Mas, como dizem os saudosistas, isso é uma característica da HD.