Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Variedades Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 14:23 - A | A

31 de Março de 2023, 14h:23 - A | A

Variedades / “Chernobyl”

Minissérie expõem a negligência por trás do acidente nuclear que impactou na vida de milhares de pessoas

      Apesar de ser uma história conhecida, tendo sido alvo de diversas reportagens



Via Streaming por Kreitlon Pereira [email protected]    

            Em 1986, na antiga União das Repúblicas Soviéticas e atual território da Ucrânia, ocorreu o maior acidente nuclear da história, quando um reator da usina de Chernobyl explodiu durante um procedimento de manutenção devido a falha humana. Por conta disso, uma quantidade absurda de material radioativo foi lançada na atmosfera, se espalhando por toda a cidade para outras regiões – como a Bielorrússia, a Rússia e a Suécia. A exposição a essas substâncias causa danos para os seres humanos e, quando em níveis tão altos quanto os encontrados na cidade, pode ser fatal e provocar consequências em gerações futuras. Por isso, hoje Chernobyl é uma cidade fantasma.     

      Apesar de ser uma história conhecida, tendo sido alvo de diversas reportagens, livros e documentários, o acidente ainda desperta a curiosidade das pessoas. Afinal, o desenrolar dos acontecimentos causa efeitos até os dias de hoje. Com condutas suspeitas e demora de admitir os erros cometidos, o governo da União Soviética foi muito afetado pelo desastre nuclear, que contribuiu para o agravamento de sua crise e posterior queda.

Em uma das séries originais da HBO mais bem avaliadas, “Chernobyl” foi lançado em 2019 e tinha como proposta se debruçar sobre a história de pessoas impactadas pela tragédia.           

  Dividida em cinco partes, a minissérie se alterna entre mostrar as questões técnicas e políticas envolvendo o acidente, ao mesmo tempo em que aborda temas humanos. Se por um lado tem-se a física Ulana Khomyuk (Emily Watson), o cientista Valery Legasov (Jared Harris) e o vice-presidente do Conselho de Ministros, Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård), tentando descifrar o que aconteceu, por outro o se apresenta o bombeiro Vasily (Adam Nagaitis), que foi um dos primeiros a chegar no local do acidente – sem saber dos impactos que o contato com material radioativo poderia causar para sua saúde – e cuja mulher grávida acaba entrando em contato com a radiação ao visitá-lo no hospital, repleto de queimaduras e feridas pelo corpo.  

Link para o trailer de “Chernobyl”: https://www.youtube.com/watch?v=74D6dZ8-uRw

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]