Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

Variedades Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 00:00 - A | A

25 de Março de 2021, 00h:00 - A | A

Variedades /

PROJETO



Mequiel Zacarias Ferreira/Assessoria TEAF

 

Tem início no dia 26 de março de 2021, no município de Alta Floresta o projeto “RODA DE BIBLIOTECA: CONTOS DAS MULHERES SÁBIAS”. O projeto, que é uma proposição da atriz e contadora de histórias, Patrícia Pereira, foi contemplado através do EDITAL Nº 05/2020/SECEL/MT - MT NASCENTES e tem como objetivo “...a democratização do acesso gratuito ao livro, a valorização cultural e o fomento da leitura, por meio de ações que abracem os leitores e os tragam para o espaço das bibliotecas comunitárias da localidade num gesto de acolhimento e afetividade”, conforme explica a atriz.

As bibliotecas contempladas no Projeto são a Biblioteca Anderson Flores (localizada no Espaço Cultural TEAF) e a Biblioteca Ciranda da terra (localizada na comunidade rural Guadalupe) ambas em Alta Floresta - MT.  Nelas serão desenvolvidas atividades de contações de histórias, oficinas recreativas, mediação de leitura e oficinas, que por conta do cenário pandêmico, precisaram ser adaptadas para que fossem realizadas com a segurança adequada. Serão realizadas, então:

1 - As atividades virtuais (contações de história e rodas de conversa) terão data e horário de estreia através do perfil no Youtube da atriz (By Paty Pereira - https://www.youtube.com/channel/UCgsT7Vg5fWLMzj_yJcakrpw) e ficarão disponíveis on-line até o final de abril para quem quiser assistir;

2 - As atividades presenciais, com a realização de quatro oficinas que acontecerão apenas no Espaço Cultural TEAF para que possam ser cumpridas as normas de segurança e higienização corretas do local. Cada oficina terá apenas 10 vagas para que possam ser mantidas as medidas de segurança e o distanciamento. As inscrições serão feitas pelo Google Forms e nesse formulário os participantes deverão declarar que não apresentaram sintomas de COVID nos últimos 15 dias, que não teve contato com ninguém que testou positivo e, ainda, caso o inscrito apresente sintomas, que comunicará a produção, permitindo assim que a próxima pessoa da lista seja chamada para oficina. As datas de realização das oficinas ainda não foram definidas, considerando o alto índice de risco do município no atual momento.

Patrícia esclarece ainda que “A ideia inicial contemplava a realização de atividades também na comunidade Guadalupe e em espaços públicos, contudo, com o cenário atual da pandemia, estas atividades não poderão mais ser realizadas”. E destaca o esforço que vem sendo desempenhado pelo projeto para que as pessoas tenham acesso, mesmo que virtualmente, aos espaços das bibliotecas comunitárias e conheçam os profissionais que atuam nessa área e que, a partir dessa experiência, possam, no momento oportuno, acessar de maneira presencial esses espaços, que, conforme a proponente explica, muitas pessoas não conhecem e, as vezes, nem sabem da existência dos mesmos.

                As oficinas ofertadas serão: Pintando Poesia com a Oficineira Cássia Dall’Igna; Mandalas em Pontilhismo com a oficineira Jacqueline Deveke; Abayomi – um encontro precioso com a Oficineira Erli Pissinini Porto; A hippie art: Filtro dos sonhos com o oficineiro José Luiz (Doidão) e, Prática de Yoga - Yoga, uma vivencia integral com a Instrutora Edna Apolinário. Quanto as rodas de conversa, os temas abordados são: O papel social da Mulher, Cura / saúde da mulher e Mulher Cíclica: as Fases da Lua e seus Arquétipos. A programação do projeto com os dias e horários pode ser acessada nas redes sociais da atriz (Instagram: @bypatypereira) e dúvidas podem ser tiradas através do contato (66) 9216-1840 – Eduarda Dall’Igna.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]