Assessoria/ Aprosoja
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) enviou um ofício ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) manifestando preocupação com a safra 2025/26 devido à falta de chuvas no estado.
No documento oficial, enviado na sexta-feira, 7, a associação destaca que a crise hídrica fez com que alguns produtores perdessem o que já haviam plantado, sendo necessário realizar a ressemeadura.
O ofício também reforça a preocupação com a comunicação institucional e solicita que os Mapas, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revisem as estimativas oficiais da safra, a fim de refletir com maior precisão a atual situação climática e produtiva do estado.
Além das informações diretas dos produtores rurais que estão sofrendo com as condições climáticas, o ofício se sustenta nos dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontou um desvio de precipitação acumulado de setembro a outubro de 2025 comparado à série histórica de 26 anos.
O volume de precipitação acumulado destaca níveis inferiores à média histórica do estado de Mato Grosso. Os dados também apontam que a evolução da semeadura perdeu força nos últimos dias e já se encontra abaixo da média dos últimos cinco anos.
A Aprosoja MT explica no documento que uma ampla semeadura não significa uma lavoura saudável e afirma que a falta de chuva causou germinação irregular, crescimento lento, falhas de estande, risco de replantio, fragilidade das lavouras e outros problemas decorrentes das altas temperaturas. Os produtores rurais de cada região avaliaram como estão as lavouras neste momento crítico.
O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destacou que a falta de chuvas tem impactado diretamente o trabalho dos agricultores. Segundo ele, desde o início do plantio, as precipitações têm ocorrido de forma irregular, e a situação se agravou nas últimas semanas, levando muitos produtores a refazer parte das








