Domingo, 31 de Agosto de 2025

Artigo Terça-feira, 06 de Junho de 2017, 00:00 - A | A

06 de Junho de 2017, 00h:00 - A | A

Artigo /

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: Está faltando Educação Ambiental



José Vieira do Nascimento

Embora a grande maioria das pessoas não dê importância, esta data é relevante e merece profunda reflexão. Está faltando respeito ao Meio Ambiente, que sofre, há décadas, todas as formas de agressões.   
Está faltando Educação ambiental e consciência para a população. Se por um lado, muitas empresas, visam apenas o lucro e ignoram os danos ambientais que causam em suas formas de produções, por outro, uma parcela significativa da sociedade é do tipo que joga lixo nas ruas. As ruas das cidades de nossa região, principalmente as periféricas, tem suas margens repletas de lixos. 
Sacolas plásticas, móveis como cadeiras e sofás, eletrodomésticos do tipo fogão e geladeira, são encontrados comumente jogados nas laterais das vias, como se isto fosse algo normal. 
No entanto, significa que grande parte de nossa sociedade não sabe da importância de destinar corretamente o lixo que produz. Não sabe respeitar o Meio Ambiente. 
Eu não sou ambientalista de carteirinha, mas desde a tenra idade, meus pais me ensinaram que temos que respeitar a natureza. E isto inclui princípios básicos como não jogar lixo nas ruas, mesmo que seja um simples pedaço de papel.
Há anos que defendo uma discussão sobre o uso das sacolas retornáveis em nossos supermercados, para evitar que milhares de sacolas plásticas sejam jogadas na natureza, como acontece atualmente. Infelizmente, a classe política nunca se interessou por este debate. 
Argumenta que a haveria resistência por parte da sociedade, pois as sacolas que vem com as compras dos supermercados são usadas como recipientes para cestos de lixo. 
Todavia, acredito que não haveria impacto no orçamento familiar, se sacolas recicláveis fossem adquiridas e usadas para esta finalidade. O ganho para o Meio Ambiente seria enorme, já que grande quantidade das sacolas plásticas acaba sendo jogada na natureza. 
Temos que mudar este conceito! É papel da família e da escola, ensinar nossas crianças e adolescentes, que respeitar a natureza é respeitar a vida e zelar pelo futuro das próximas gerações. Do nosso comportamento de hoje, dependerá a preservação das espécies. 
Degradar não é somente as ações macros como devastar as florestas. Temos que ter consciência que a destinação incorreta de qualquer tipo de lixo causa impacto. E hoje é um dia para esta reflexão.  
O dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. 

José Vieira do Nascimento é diretor e editor responsável de Mato Grosso do Norte

Email:[email protected]

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]