Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Atualidades Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 07:57 - A | A

22 de Novembro de 2023, 07h:57 - A | A

Atualidades / Regularização fundiária

50 produtores da Gleba Agrodito recebem título de suas propriedades

Documentos foram entregues pelo Governo do Pará aos produtores que aguardavam há 20 anos



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Na segunda-feira, 20, o governo do estado do Pará, através do Instituto de Terras do Pará (ITERPA), entregou para 50 produtores da Gleba São Benedito [faixa de terra na divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará] o título definitivo de suas propriedades.

A solenidade de entrega ocorreu na Escola Municipal da Vila, em Jacareacanga e contou com a presença do presidente do ITERPA, Dr. Bruno Kono; deputado estadual (PA), Eraldo Pimenta; prefeito de Jacareacanga, Valdo do Posto e vereadores de Jacareacanga e Paranaíta.

O Presidente do ITERPA, Bruno Kono, garantiu que mais outros títulos, em breve, serão entregues na Gleba São Benedito.
O deputado Eraldo Pimenta lembrou que fazia 21 anos que ali foram entregues títulos e somente agora o governo do Pará voltava a titular aquelas terras, dando assim o documento de propriedade aos verdadeiros donos. “Vamos trabalhar para entregarmos outros títulos aqui nesta gleba”, afirmou Eraldo.

O empresário e produtor Rural, Frank Rogieri que estava presente na solenidade, comentou que a entrega dos títulos era um dia esperado há 20 anos pelos 50 proprietários da Gleba São Benedito. “Este pedaço de papel representa segurança e dignidade para estas pessoas que estavam na gleba desde o início”, disse.

No final da solenidade, representantes da AGRODITO – Associação dos Proprietários e produtores da Gleba São Benedito - entregaram documento ao deputado Eraldo Pimenta, pedindo apoio no sentido de resolver problemas que estão ocorrendo na região com relação às questões fiscais e sanitárias, necessárias para viabilizar as atividades econômicas desenvolvidas na gleba, que podem ser resolvidas com celebração de termos de cooperação entre os governos estaduais do Pará e Mato Grosso.

Cita o documento como exemplo, o campo da tributação, que devido a inexistências de acesso via terrestre entre as comunidades rurais e a cidade paraense, o acesso é apenas realizado via estado do Mato Grosso, pelas cidades de Paranaíta e Alta Floresta.

E também a compra de insumos e a venda da produção pelas propriedades rurais e pelas empresas localizadas na Gleba São Bendito necessariamente demandam a circulação entre os estados, o que ocasiona reflexos e custos tributários.
De acordo com o documento, há, por exemplo, diferença de tratamento em relação à vacinação de rebanho bovino contra febre aftosa: Mato Grosso não exige mais. Porém o estado do Pará, ainda exige. Mas não há qualquer tipo de acesso a municípios paraenses para escoamento da produção, que é realizada apenas via estado do Mato Grosso. Barreiras naturais como a Serra do Cachimbo, é densa mata, o que impede a locomoção terrestre apenas dentro do território paraense.


Gleba São Benedito - Localizada no município de Jacareacanga, no Pará, tem uma área de aproximadamente de 370 mil hectares, com 150 propriedades pequenas e médias. Existem 5 pousadas de pesca esportiva. Existe em torno de 3 madeireiras legalizadas. Tem em torno de 230 mil cabeças de gado e em torno de 25 mil hectares plantados de soja e milho.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]