Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Peixoto de Azevedo continua a dar passos significativos em sua jornada pela melhoria da Educação. Nesta sexta-feira, 19, a cidade sediou o III Seminário Alfabetiza. O evento reuniu professores da rede municipal, secretários, vereadores, o prefeito Paulistinha e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, realizado na Escola Municipal Dom Helder Câmara.
O seminário destacou o compromisso da administração municipal com a educação, considerada fundamental para o desenvolvimento social. Em seu discurso, o prefeito Paulistinha reforçou o investimento do município na Educação, mas também ressaltou a necessidade de apoio do governo estadual.
Ele solicitou ao secretário Alan Porto, que o Estado reconheça o tamanho e as necessidades de Peixoto, pois a arrecadação própria ainda é insuficiente para cobrir todos os investimentos necessários na área.
O secretário Alan Porto, por sua vez, demonstrou satisfação com a evolução da Educação em Mato Grosso e elogiou os esforços de Peixoto de Azevedo para transformar a realidade educacional.
“Estou vendo aqui materiais lindos, criativos, que mostram o esforço e a dedicação de cada escola para garantir que nossas crianças aprendam de forma lúdica e diferenciada. É emocionante ver o sorriso no rosto dos alunos, que são o futuro do nosso estado. Com educação, vamos transformar vidas e garantir a sustentabilidade de um Mato Grosso pujante”, afirmou.
O seminário reforçou o compromisso da Secretaria de Estado de Educação e do município de Peixoto de Azevedo com a valorização dos profissionais da educação e com a busca por resultados cada vez mais expressivos no processo de alfabetização. “Parabéns a todos os profissionais que têm transformado a vida das nossas crianças”, disse Alan Porto.
Durante o encontro, Alan falou sobre a meta audaciosa da região norte de Mato Grosso em alcançar os melhores indicadores educacionais. E anunciou que, em 2026, pretende realizar uma premiação especial para reconhecer as escolas que mais se destacarem.
“Tenho certeza de que entre as 10 melhores escolas do Estado estarão instituições de Peixoto de Azevedo”, projetou o secretário.
Alan se comprometeu a auxiliar o município em questões crônicas, como o Transporte Escolar, e manifestou a expectativa de que, no próximo ano, a cidade seja reconhecida como uma das que possui a melhor Educação no estado.
A chegada de um curso superior ao município, com o apoio do prefeito Paulistinha, também foi lembrada pelo secretário. Segundo ele, a instalação de uma faculdade em Peixoto vai evitar o deslocamento diário de mais de 900 jovens até Guarantã do Norte.
“Uma cidade do porte de Peixoto, com sua força econômica, merece uma instituição de ensino superior. O que for necessário do nosso lado, para credenciar os cursos, contem comigo. Estarei junto nessa conquista”, garantiu.