Assessoria
O cacique Pariko Panará, Cacique geral da Etnia Panará recém-eleito, teve agenda intensa em Cuiabá nesta terça-feira. Pariko está iniciando sua atuação como cacique geral buscando liderar o Povo Panará nas discussões e encaminhamentos das politicas públicas do estado de Mato Grosso relacionadas aos Povos Indígenas. O líder indígena também trabalha para formalização de parcerias com os diversos órgãos do estado para fortalecer as ações fortalecendo os vínculos tradicionais, a cultura e a economia do Povo Panará. Parinko iniciou sua agenda na Superintendência indígena com o superintendente Agnaldo Santos a quem se apresentou como novo cacique Geral do Povo Panará.
Na reunião o líder Panará apresentou as demandas de sua comunidade. Parinko recebeu do superintendente o convite para participar de uma reunião com o governador Mauro Mendes. Reunião a qual Pariko participou referendando as reivindicações do Povo Indígena mato-grossense, inclusive a criação da Secretaria Estadual de Assuntos Indígenas.
O governador, por sua vez assumiu o compromisso de estudar a viabilidade de criação da nova secretaria. Mauro Mendes ressaltou os avanços que aconteceram em seu governo no tocante ao apoio aos povos indígenas e reforçou o fortalecimento dessas ações em seu próximo governo para promover a melhor qualidade de vida dos povos indígenas. Na secretaria de Cultura com o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura e com a chefa de gabinete Juliana Baminger Batalha, Pariko se apresentou como o líder do Povo Panará.
O cacique agradeceu o apoio da secretaria e iniciou diálogo para formalização de parcerias para o fortalecimento da cultura tradicional do Povo Panará. Na secretaria de esportes, Pariko se reuniu com o secretário adjunto de esporte David Moura, com o superintendente de esporte e lazer Ivan Lopes Dias e com coordenador de esportes inclusivos Luiz Benedito (professor Tamba). O líder Panará agradeceu ao apoio da secretaria por ocasião da realização da Primeira Olimpíada Indígena Panará.
O cacique solicitou a parceria da secretaria para que a referida olimpíada possa ser realizada anualmente com a participação e o apoio da secretaria estadual de esportes. Pariko também reivindicou materiais esportivos para a comunidade indígena Panará. Na secretaria de Direitos Humanos, Marilú Monteiro, secretária executiva dos Conselhos fez diversos encaminhamentos junto a lideranças dos conselhos estaduais relacionados.
O secretário Adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, atendeu ao cacique pautando diversas ações que podem ser desenvolvidas em favor da comunidade indígena Panará. Mesmo com a agenda intensa o cacique Panará destinou um tempo para uma rápida passagem no Encontro Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, realizado n última terça-feira (29/11), no Salão Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás.
Neste evento Pariko teve contato com o Ouvidor Cristiano Preza e o futuro Ouvidor Getúlio Ribeiro. Pariko também dialogou com o vice-presidente do Comitê dos Povos Tradicionais, Ivo Gregório e com a conselheira do referido comitê, Joyce Lombardi, todas as conversas foram muito produtivas e integradoras. Acompanhado pelo secretário municipal de cidades e Agente de Desenvolvimento do município de Guarantã do Norte, Eugenio Caffone, Pariko Panará disse estar muito feliz.
“Eu estou muito feliz, essa viagem foi muito boa, estou recebendo bastante apoio. Quero trabalhar muito para dar alegria ao meu povo Panará”, disse o líder do Povo Panará.