Dionéia Martins
Mato Grosso do Norte
Nesta quinta-feira, 17, o auditório da 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Alta Floresta, às 14h, foi palco do lançamento oficial da campanha “Alta Floresta Sem Fogo”, que neste ano traz o tema “A sua atitude faz a diferença”.
A iniciativa da Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), Corpo de Bombeiros Militar (7ª CIBM) e outras instituições locais, tem como foco principal a prevenção e o combate às queimadas durante o período de estiagem.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes de órgãos ambientais, lideranças comunitárias e parceiros da campanha. O lançamento marca o início de uma série de ações que irão mobilizar escolas, veículos de comunicação e a comunidade em geral, reforçando a importância da responsabilidade individual para evitar incêndios urbanos e florestais.
O prefeito Chico Gamba resgatou a memória de um tempo em que as queimadas eram quase rotina no município. “Nos anos 2006/2007, era comum ver fumaça cobrindo a cidade. As pessoas tinham o hábito de queimar lixo no quintal, folhas secas. Foi quando o então promotor Marcelo Vacchiano lançou uma campanha que começou a mudar essa realidade”, relembrou.
O prefeito destacou ainda que, em 2024, a ausência da campanha, por conta do período eleitoral, coincidiu com um aumento expressivo de ocorrências, a Brigada Municipal atendeu mais de 80 ocorrências.
“A campanha faz diferença. Alta Floresta tem avançado, mas ainda precisamos combater práticas antigas, como queimar lixo no fundo de casa. Quem mora na zona rural sabe que um palito de fósforo pode gerar um prejuízo enorme: na saúde, no meio ambiente e no bolso”, alertou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Gercilene Meira, reforçou o papel essencial da população no sucesso da campanha. “O principal ator dessa campanha é a comunidade. Se cada um fizer sua parte, teremos sucesso”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros, o 1º tenente Denis Almeida Lucion, lembrou que a união dos órgãos é fundamental para o enfrentamento às queimadas, que já começaram a surgir neste início de temporada seca.
“Ontem mesmo tivemos uma ocorrência significativa. Este ano, além do reforço da brigada municipal e da nossa atuação, teremos o apoio da Brigada Estadual Militar. A estratégia será trabalhar em ciclos de 10 dias, com guarnições reforçadas e atuação conjunta. Nosso objetivo é garantir um ambiente mais saudável e seguro para todos”, explicou.
A campanha, que se estenderá pelos próximos meses, terá ações educativas nas escolas, conteúdo informativo nas mídias locais e fiscalização intensificada para coibir práticas ilegais. Com o lema “A sua atitude faz a diferença”, a Prefeitura de Alta Floresta espera que cada cidadão se torne um agente de mudança para garantir um município livre das queimadas e dos seus impactos negativos.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr