Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Em Alta Floresta, a campanha antirrábica de prevenção a cães e gatos começou sábado, 14, e terá continuidade nos dias 21 e 28 de setembro. De acordo com a Vigilância Sanitária do Município, serão 14 pontos de vacinação para a população levar seus pets para receber a imunização.
A finalidade da imunização e prevenir a ocorrência de casos de raiva canina e felina e evitar a contaminação da raiva em humanos.
Algumas doenças são consideradas zoonoses, que podem passar do animal para o ser humano, como a raiva, a giardíase e a leptospirose canina, mas podem ser prevenidas por meio da vacinação. Por isso, vacinar é importante. Além de proteger o animal, protege também quem convive com ele.
Pontos de vacinação para os dias 21 e 28 de setembro - Sábado, dia 21, a vacinação estará sendo feita nos bairros São José Operário e Santa Maria. O local será no pátio da Igreja Católica do São José Operário.
RI, B e D em frente ao PSF Ana Néri. Boa Nova I, II e III a vacinação será no pátio da Igreja Católica Boa Nova II. Nos setores E, G, GS e Vila Verde no pátio da Igreja Católica São Francisco G3. Nos setores A, C e Nova Floresta em frente a Secretaria de Educação. F, H e J no pátio da Igreja Luterana. Lembrando que o trabalho de vacinação será das 8h às 16h.
Sábado, dia 28, a campanha de vacinação antirrábica prossegue no Jardim das Araras e bairro Almeida Prado no pátio da Igreja Católica do Jardim Araras. Já no Jardim Panorama será no pátio da Igreja Católica e Jardim Ipiranga no pátio da Igreja Católica do Jardim Primavera.
Jardim Tropical, Universitário, Residencial das Mangueiras e Oitis, a vacinação será no Bosque do Universitário. Nos bairros, Jardim das Oliveiras e Mirante do Lago, no pátio da Igreja Católica do Jardim das Oliveiras. Jardim Renascer e Jardim Europa, no Centro Catequético do Jardim Renascer.
A Vigilância Sanitária do Município faz uma observação: Serão vacinados animais a partir dos três meses de idade e precisam estar em bom estado de saúde.
No sábado, conforme informações da equipe que estava atendendo no pátio da igreja Bom Pastor no bairro Cidade Alta, a movimentação de animais levados para receber a vacina no local, foi bem baixa.