Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Atualidades Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:32 - A | A

19 de Abril de 2024, 15h:32 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Chuvas entopem canos de esgotos e 300 peixes morrem na Estação de piscicultura

Os peixes não resistiram a falta de oxigenação da água e a alta acidez em decorrência dos materiais orgânicos que escorreram para dentro dos tanques



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

As últimas chuvas que caíram em Alta Floresta provocaram o entupimento de um poço de visitação (PV) da rede de esgoto, que devido ao acúmulo de terra, pedras e outros entulhos, transbordou contaminando os tanques da Estação de piscicultura do município, matando 300 peixes da espécie híbrido, tambatinga. O fato aconteceu na segunda-feira, 15.
De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura Marcelo Fernando, foi o vigia da Estação que percebeu os peixes boiando e fez o alerta, o que estava acontecendo.
Marcelo disse que acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a SEMA, que encaminharam para o local uma equipe de fiscalização.
Os agentes que estiveram no local constataram o problema ambiental. A morte exatamente de 300 exemplares de peixes pesando em média 1 quilo e 300 gramas a 1,5 quilo e meio, que não resistiram a falta de oxigenação da água e a alta acidez em decorrência dos materiais orgânicos que foram despejados pelo poço dentro dos tanques

Os peixes não resistiram a falta de oxigenação da água e a alta acidez em decorrência dos materiais orgânicos que escorreram para dentro dos tanques

De acordo com o secretário de Agricultura os prejuízos ainda estão sendo levantados para solicitação de ressarcimento, visto que os peixes estavam já a um ano em desenvolvimento o que demanda uma quantidade considerável de ração para crescimento e ração para engorda.
São aproximadamente 30 sacas ao ano, além dos próprios peixes que ficaram inutilizáveis para consumo e tiveram que ser descartados em um local apropriado.
A secretária Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, disse que o município fez a parte que lhe cabia, executando todos os procedimentos regimentados em leis.
Disse que acionou a Iguá Saneamentos, empresa responsável pela administração do sistema de esgoto no município, para que fosse feito o desentupimento do PV.
Foi feito um auto de infração em desfavor da empresa com uma multa estipulada em 2000 UPFM (Unidade Padrão Fiscal Municipal), também houve uma notificação com prazo de 20 dias para que a empresa faça os reparos necessários dos danos causados com a poluição dos tanques de Piscicultura, realizando a limpeza e a descontaminação da água, bem como, adequações e melhoramento dos itens integrados aos sistema de esgoto, como a canaleta em torno do poço de visitação próximo a piscicultura.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]