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Atualidades Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 08:10 - A | A

22 de Junho de 2022, 08h:10 - A | A

Atualidades / Consumidor agora deve recorrer a AGER em Sinop

Com água mais cara, reclamações agora é com agência reguladora em Sinop

Para fazer reclamações sobre a qualidade do serviço, consumidores devem entrar em contato com a Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Município de Sinop



Reportagem
Mato Grosso do Norte

A reajuste no preço da tarifa de água em Alta Floresta continua gerando polêmica. Após críticas de vereadores e muitas reclamações da população, o chefe do Executivo Municipal de manifestou em uma entrevista concedida a tevê Nativa, na sexta-feira, 17.
O decreto assinado pelo prefeito Valdemar Gamba aprovou o reajuste tarifário de 14,11% referente ao ano de 2022, conforme disposto na Estrutura Tarifária. O percentual aprovado passou a valer a partir de 10 de junho de 2022.
Na mesma data em 2021 o município autorizou reajuste de 10%, referente ao ano de 2020 e 2,19% de 2021, totalizando 12, 19%. No entanto, o segundo aumento passou a ser aplicado nas tarifas de esgoto, e cobrado a partir do dia 1º de setembro de 2021.
Conforme o que disse o prefeito na entrevista, de sexta-feira, o município contratou uma empresa reguladora para fiscalizar os serviços prestados pela empresa que tem a concessão de fornecimento de água e tratamento de esgoto no município.

Reajuste tarifário de 14,11% referente ao ano de 2022, conforme disposto na Estrutura Tarifária. O percentual aprovado passou a valer a partir de 10 de junho de 2022

Segundo ele, é norma ter uma empresa de fiscalização para cuidar do controle, qualidade da água e analisar o contrato que a Águas Alta Floresta tem com o município. Por isso, conforme o gestor, a prefeitura contratou a empresa Ager [Empresa com sede em Sinop] que passou a ser responsável pela fiscalização e que receberá também as reclamações e denúncias feitas pelos consumidores.
Sobre o reajuste autorizado pelo município no valor de 14, 11%, assinado pelo próprio prefeito, ele argumenta que o aumento foi concedido com base no estudo realizado pela Ager, é que é um direito da empresa.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura de Alta Floresta, o convênio com uma Agência (AGER) é para a fiscalização do contrato de concessão da empresa de fornecimento de água e esgoto do município, a Águas Alta Floresta.
O consumidor pode estar entrando em contato com a agência caso tenha qualquer problema em relação a empresa Águas Alta Floresta, seja com falta de distribuição, qualidade da água e cobranças indevidas.
A Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (AGER) é encarregada de receber do usuário, todas as reclamações, sugestões, elogios, dúvidas e solicitações relacionadas aos serviços prestados, informa a assessoria.
Com isso, é instaurado um processo de ouvidoria que dará origem ao Auto de Notificação. É através desse documento que se dá conhecimento ao prestador de serviços sobre as não conformidades na prestação dos serviços e as determinações necessárias.
O prazo para concessionária solucionar o problema, varia de 12 horas a 04 dias, conforme o caso e a análise da extensão dos danos e suas causas.
Em caso de descumprimento às determinações do auto de notificação, é gerado um auto de infração que imputa penalidades à concessionária.
O contato para a população enviar suas reclamações ou denúncias é pelo WhatsApp: (66) 3533-4000.

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