Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Em dezembro de 2023, a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe completou 30 anos. Desde que foi criada seus moradores lutam incansavelmente para se manterem fortes no campo. A Comunidade já ilustra em seu histórico uma determinada resistência na “Agricultura Familiar Agroecológica” em meio a tantos outros empreendimentos de alto impacto ambiental econômico e social.
Atualmente a comunidade tem aproximadamente 50 famílias. Foi exatamente com a finalidade de estabelecer essa harmonia entre o homem produtor e a natureza, que alguns moradores da Comunidade resolveram se unir e criar a Associação Guadalupe Agroecológica (AGuA), formada por parte dos moradores da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.
O objetivo é de promover o bem viver rural para que as famílias da comunidade possam permanecer na terra, valorizando sua cultura e identidade. Carolina Ruedell, presidente da AGuA, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, disse que a Associação busca garantir aos seus associados, o direito a uma vida em harmonia com a natureza, por meio da agroecologia, de práticas para saúde integral, tecnologias sociais, Educação e outras ações que assegurem qualidade de vida e a geração de renda, inspirando e compartilhando experiências com outros grupos e comunidades.
Falando sobre os trabalhos e as promoções realizadas pela AGuA, a presidente teceu comentários sobre a Feira Agroecológica. “Este ano será em clima de Festa Julina. O evento inicia às 15h com diversão para toda a família e se estenderá até a noite. No período da tarde, além da feira de produtos agroecológicos, artesanatos e comidinhas típicas de São João, a programação inclui brincadeiras para as crianças e bingo. A noite tem quadrilha e música ao vivo com o sanfoneiro Miro Coelho para animar o bailão.”, informa Carolina
O evento será na Savana de Pedra, Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Alta Floresta (a entrada da comunidade fica na MT 208, sentido Paranaíta, logo após o frigorífico da JBS e Armazéns Grupo Mariana e o local do evento tem localização marcada no Google Maps).
Ainda segundo as informações da presidente, a Feira Agroecológica da AGuA integra o projeto aprovado pela Associação Guadalupe Agroecológica (AGuA) em edital da Lei Paulo Gustavo executado pela Secretaria de Cultura e Juventude de Alta Floresta e Ministério da Cultura.
O evento também conta com parceria do edital Viver Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, através do projeto Criança Rural Agroecológica do Ponto Agroecológico Dente-de-Leão, e com o apoio de comerciantes e organizações locais, além de algumas empresas.
Ela destaca que entrada no evento e as atividades para as crianças são gratuitas e abertas para todas as idades, será cobrada somente o consumo no local. A Feira Agroecológica da AGuA, acontecerá neste sábado 06/7 das 15h até às 22h.