Prof. Dr. José Antonio Tobias
Diretor das Faculdades de Alta Floresta
Depende do parecer de V.Sa. prezada (o) Leitora (or)!
Todavia, se V.Sa., primeiro, tiver dinheiro para pagar as mensalidades do Curso Presencial e, segundo, se, além disso, tiver tempo e determinação para a noite, durante cinco anos, todo dia letivo, assistir a quatro aulas do Curso Presencial como acontece normalmente com dezenas de acadêmicos do Curso Presencial de Enfermagem da UNIFLOR, em Alta Floresta, Estado de Mato Grosso, respondo-lhe sem pestanejar e com certeza absoluta:
“O Curso de Enfermagem, Presencial, é melhor!”
Contudo, talvez, prezada (o) Leitora (or), V.Sa. aceite meu parecer mas também talvez não o aceite ou duvide dele e me pergunte: “Por que o Curso Presencial de Enfermagem é melhor que o Virtual?” Respondo-lhe pelos sete seguintes motivos, lembrando, já, que Curso Semipresencial de Enfermagem é a mesma coisa que Curso Virtual de Enfermagem:
Primeiro motivo: Por causa da prática diária e presencial, durante os três anos de Estágio Supervisionado do Curso Presencial de Enfermagem, o que não tem possibilidade de existir no Curso Virtual de Enfermagem.
Segundo motivo: Por causa dos sete laboratórios do Curso de Presencial de Enfermagem que, como acontece no Curso Presencial da Enfermagem da UNIFLOR, são: 1) Laboratório de Anatomia; 2) Laboratório de Semiologia Semiotécnica; 3) Laboratório de Microbiologia; 4) Laboratório de Parasitologia; 5) Laboratório de Clínica da Mulher; 6) Sala de Estágio Preparatório; 7) Laboratório de Informática, existentes cada um em sala própria, com aparelhos, produtos, líquidos, esqueletos e instrumentos próprios de cada laboratório que ocupam amplos espaços, tem professores exclusivos e exigem muito investimento, durante anos, coisas todas impossíveis de existirem nos Cursos Virtuais de Enfermagem de Alta Floresta ou de qualquer outro lugar porque são simples polos, sem nenhum dinheiro, a milhares de quilômetros de sua sede em outros Estados, com uma ou algumas salas, em geral alugadas, sem espaço necessário para montar e manter aulas diárias, professores e sete laboratórios.
Terceiro motivo: O Curso Presencial de Enfermagem é melhor do que o Curso de Virtual de Enfermagem porque ele tem o Estágio Supervisionado e a prática, durante três anos nos Postos de Saúde, ou de Alta Floresta ou do Brasil afora, o que é negado ao aluno dos Cursos Virtuais pelo Conselho Federal de Enfermagem que não aceita de jeito nenhum Curso Virtual de Enfermagem. E nisso, no Brasil todo, o Conselho Federal de Enfermagem age de conjunto com as Faculdades Presenciais de Enfermagem e com os Cursos Presenciais de Enfermagem, como, aliás, em Alta Floresta, acontece com o Curso Presencial de Enfermagem da UNIFLOR.
Quarto motivo: Como consequência do terceiro motivo, o aluno do Curso Virtual de Enfermagem não terá o diploma de Curso de Enfermagem. Na realidade, assim, nunca será enfermeiro apesar de, durante cinco anos, ter cursado e pago um Curso de Enfermagem. Nunca poderá assinar nada e nem representar em lugar nenhum como enfermeiro. Sem o assentimento do Conselho Federal de Enfermagem ninguém recebe o diploma de enfermagem.
Quinto motivo: o aluno, como o acadêmico de Enfermagem da UNIFLOR, durante cinco anos, todo dia letivo, com quatro horas por dia, tem mais, muito mais possibilidade de aprender, tanto na teoria quanto sobretudo na prática, do que o aluno do Curso Virtual que só tem aula, quando tem, alguma vez por semana, quando não é alguma vez por mês.
Sexto motivo: Em Curso Presencial de Enfermagem, além das aulas presenciais na Faculdade, o acadêmico ainda tem deveres de casa, a serem realizados em sua residência, um tipo de complemento das aulas e do aprendizado do mundo universitário.
Sétimo motivo: Durante os cinco anos de curso, o acadêmico do Curso Presencial, na sala de aula, mas sobretudo fora da sala de aula, usufrui e tem o privilégio de receber, o que não acontece com o aluno do Curso Virtual, aquilo que se chama educação e não instrução, como civilidade, companheirismo, namoro, ocasiões de criar amizades, casamento, negócios, parcerias assim como mil e uma coisas boas para a vida pessoal, doméstica, empresarial e profissional que nascem e crescem na convivência diária de todo ser humano.
Enfim, prezada (o) Leitora (or), finalizando, aqui, como nos times de futebol, o time da gente é sempre o melhor. Em qualquer curso, ou virtual ou presencial, o importante é V.Sa. fazê-lo e ser feliz. Por isso, como eu dizia no início deste artigo, repito, agora, no final dele a respeito do melhor dos dois Cursos de Enfermagem, se o Virtual, se o Presencial: “Depende de V.Sa.!” Assim sendo, nos caminhos da vida, a V.Sa.:
“Boa Viagem! Seja feliz!...”