Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Atualidades Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 11:43 - A | A

13 de Maio de 2024, 11h:43 - A | A

Atualidades / Programa

Doutores Palhaços

Programa é um tratamento a mais para os pacientes



Na quinta-feira (09/05), dezoito dedicados profissionais da saúde celebraram a conclusão da terceira etapa do curso "Doutores Palhaços". Este programa, oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) através da Coordenação de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS). O curso foi ministrado pelos servidores, Wagton Douglas, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Eloá Pimenta, Cassio Silva e Ciene Guarim, Técnicos da Coordenadoria de Promoção e humanização da Saúde.
Inspirado pelo trabalho visionário dos "Doutores da Alegria", o projeto "Saúde com Alegria - Ação do Doutor Palhaço" teve seu início em 27 de julho de 2004, no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá. Sua nobre missão é utilizar ferramentas lúdicas para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano, através de visitas regulares que visam proporcionar alegria e bem-estar não só aos pacientes, mas também aos seus acompanhantes e colaboradores.
A cidade de Alta Floresta teve a honra de sediar a primeira equipe composta por profissionais tanto da rede estadual quanto municipal. Este feito histórico marcou a introdução dos “Doutores Palhaços” na Atenção Básica de saúde, promovendo um novo patamar de cuidado e humanização em nossa comunidade.
“Nós que fazemos parte da atenção primária do município de Alta Floresta, estamos com uma grande expectativa nessa implantação, pois os ‘Doutores Palhaços’ vêm acrescentar uma forma humanizada de trabalhar na rede, levando alegria aos usuários e servidores. Acredito que esse trabalho será inovador e será um incentivo a novos municípios em aderirem ao projeto” disse a Enf. Lígia Piton - Diretora da Atenção Básica de Alta Floresta.
“Uma experiência incrível e desafiadora...” disse a Agente de Saúde Adriana Ramos. “Eu sempre vi na TV, mas nunca imaginei como seria trabalhar em um projeto como esse na vida real. Após enfrentar diversos desafios e passar por um intenso processo de aprendizado, pude construir amizades, que foram extremamente importantes durante o processo. Superamos barreiras físicas e mentais, enfrentamos dores, no entanto superamos cada uma delas ao entrar em contato com a nossa criança interior, brincalhona e resiliente.

Apesar da grande responsabilidade que carregamos, o desfecho foi maravilhoso

. Realizamos uma linda apresentação, e em breve estaremos levando alegria para aquelas pessoas que não estão bem, conseguindo arrancar sorrisos de alegria onde antes só havia dor. É um sentimento profundamente gratificante, que nos motiva a continuar seguindo em frente com entusiasmo e empatia. ” Completa Adriana.

 

“Nesse período pudemos aprender muito com os facilitadores e após a finalização deste curso levaremos a alegria e bem-estar aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. ” Relata a Enf. Andreia Dias Jacinto. Enfermeira do Hospital Albert Sabin.
No próximo mês de junho, teremos a honra de receber a visita de uma integrante dos "Doutores Palhaços". Este encontro marcará um momento significativo, pois será realizada a primeira visita supervisionada, sinalizando oficialmente o início das atividades do grupo em nossa região. A presença desta integrante representa o compromisso e a dedicação dos Doutores Palhaços em trazer alegria e conforto para aqueles que mais precisam, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que sua atuação terá em nossa comunidade.
A presença dos Doutores Palhaços nos hospitais não apenas visa entreter, mas também proporcionar conforto e alívio, ajudando a melhorar a experiência dos pacientes durante o tratamento, integrando o aspecto emocional e psicológico ao cuidado médico, reconhecendo a importância do bem-estar emocional no processo de cura. Levando a alegria, não como um substituto à medicina convencional, mas sim como "um tratamento a mais".
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.”Madre Teresa de Calcutá.


(Mario Junior Ruiz do Nascimento – Psicólogo CRP 18/7793)

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]