Domingo, 08 de Setembro de 2024

Atualidades Quarta-feira, 24 de Junho de 2020, 00:00 - A | A

24 de Junho de 2020, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Entrevista- Ismael Pereira dos Santos- Psicólogo, especialista em Neuropsicologia | Há muito sofrimento psicológico devido ao contexto da pandemia



José Vieira do Nascimento
editor Mato Grosso do Norte

Nesta entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, o psicólogo Ismael Pereira dos Santos, de Alta Floresta, faz orientações para as pessoas enfrentarem melhor o medo e aflição causados pela pandemia do covid-19. Outras dicas são para melhorar o relacionamento familiar e evitar conflitos na convivência entre os casais e também os filhos, neste momento em que as famílias estão ficando mais tempo convivendo juntas em casa. 
Mato Grosso do Norte- Existe Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que 5 entre 10 pessoas desenvolvem sofrimentos mental persistente em função da pandemia. Quais as orientações que o senhor daria para essas pessoas enfrentarem esta situação e não desenvolverem doenças psicológicas?
Ismael
- Os levantamentos apontados pela OMS nos últimos meses, no que se refere a Saúde Mental, têm sido preocupantes, porém é a realidade que estamos vivenciando. Não é preciso irmos longe para identificarmos que têm pessoas que estão em sofrimento psicológico devido ao contexto da pandemia, isso é fato. Diante desse contexto, é importante termos algumas estratégias para que possamos nos prevenir do sofrimento emocional e até mesmo do desencadeamento de algum tipo de transtorno psicológico. Algumas dessas estratégias seriam:
1- Controle do acesso a informação: Devido a gravidade do assunto, a todo momento surgem várias informações sobre casos confirmados, suspeitos, mortes e tratamentos sobre o coronavírus, o que leva os canais de notícias a veicular essas informações. Apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse. Se você perceber que os sites, jornais e até mesmo alguns grupos de WhatsApp estão te deixando ansioso e preocupado, diminua seu acesso. E, claro, consulte apenas fontes confiáveis para não cair em fake news.
2- Não se isole emocionalmente: Busque sempre manter o contato virtual com aquelas pessoas que você tem mais proximidade, seja amigos, familiares e, caso necessário, compartilhe de situações de lhe tem incomodado ou causado aflição. 
3

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]