Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Atualidades Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 09:46 - A | A

19 de Junho de 2024, 09h:46 - A | A

Atualidades / Enem

Municípios da região de Alta Floresta tem mais de 5 mil inscrições no Enem

Além da isenção na taxa de inscrição o governo estadual também ofertou o pré-Enem



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Este ano Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gerou grande surpresa para os profissionais da Educação que tiveram a expectativa superada em termos de inscritos para a realização das provas.
Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) registrou 5.055.699 de inscrições para o Enem 2024. Somente em Mato Grosso, segundo as informações do coordenador da mobilização Pro-Enem, Felipe Sakamoto, a soma é de 25 mil alunos a mais que o ano anterior, com inscrição já realizada para participarem da prova, na região norte, que compreende os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Distrito de Japuranã e Apiacás, o aumento de inscritos no Enem foi de 33% a mais em relação ao ano passado.
O coordenador ressalta que esse aumento de inscritos, principalmente na região, é excelente. Felipe cita algumas ações que foram primordiais para o grande engajamento.
“Além da isenção da taxa de R$ 85,00, o que para muitas pessoas é um valor significativo e os alunos que estão concluindo o ensino médio não precisam efetuar esse pagamento. Ainda existe um outro grande incentivo por parte do governo do estado que é o Pré Enem, programa elaborado e aplicado pela Diretoria Regional de Educação (D.E.R), cuja a finalidade é de mobilizar os estudantes a fazerem a inscrição para o Enem, principalmente os alunos do terceiro ano do ensino médio”, Felipe Sakamoto.

Sobre o Pré-Enem, o coordenador explicou a reportagem do Jornal Mato Grosso do Norte, que se trata de um cursinho na modalidade pré-vestibular oferecido de forma gratuita pelo estado.
“A gente tem as aulas online e temos as aulas presenciais aqui na D.R.E. Esse programa é um estímulo aos estudantes, até porque tem uma pessoa responsável para ir as escolas, conversar com os diretores, com os professores, coordenadores e com os estudantes, esclarecendo que é possível e necessário a continuação dos estudos após terminar a escola”, disse.
Segundo ele, além da isenção de taxa foi muito importante e foi fundamental o Pré Enem, para aumentar os inscritos.
O prazo para as inscrições, que havia sido prorrogado em uma semana, encerrou-se na sexta-feira, 14.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todas Unidades Federativas.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]