José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
Nova Monte Verde, que teve um caso de Coronavírus confirmado em uma mulher de 33 anos, segundo o secretário de Saúde do município, Manoel Zufino, está parecendo uma cidade fantasma. Segundo ele, os moradores receberam a informação com muito pavor e continuam assustados, recolhidos em suas residências.
O lado positivo, segundo o secretário, é que a população obedeceu a quarentena e está seguindo as normas de seguranças preconizadas pelas autoridades de Saúde. “O povo está com muito medo e levando a sério o recolhimento em suas casas. As ruas da cidade estão desertas. Sentimos que a população está muito preocupada”, disse.
Conforme Manoel, a mulher infectada com o Coronavírus, mora em Nova Mutum. Estava se recuperando de uma cirurgia de vesícula e foi para a casa de sua mãe, que mora em Nova Monte Verde.
Segundo o Secretário, a mulher está bem, sendo monitorada e em isolamento. Mas não apresenta sinais de debilitação.
“Esta paciente já chegou em nossa cidade com o vírus. Ela procurou atendimento na cidade, devido a cirurgia que tinha feito e o profissional de Saúde que fez o atendimento, chegou à conclusão que ela poderia estar com a doença. Ela, antes de ir para Nova Monte Verde, teve contatos com pessoa do Rio de Janeiro, onde há muitos casos em verificação e alguns confirmados”, observa Manoel.
Para o secretário, a mulher pode ter infectado várias pessoas antes de ser diagnosticada. “Ela foi de ônibus para Nova Monte Verde, passou em várias cidades como Alta Floresta e o final da linha é Nova Bandeirantes. Neste trajeto, com certeza ela infectou inúmeras pessoas”, acentua.
A preocupação das equipes de saúde em Nova Monte Verde, de acordo com Manoel, é com o alto percentual de idosos. “Num horizonte de 9 mil moradores, temos cerca de 600 idosos, na faixa dos 60 anos, que são pessoas que estão no grupo de risco”, enfatiza.
Diante da constatação do caso, ele assegura que o município intensificou as ações de prevenção. Além de barreira sanitária na entrada do município, as ruas foram desinfectadas e muitas informações foram repassadas para a população, para que os moradores permaneçam em Quarentena.