Assessoria
Aconteceu no último sábado, 27, numa área verde pública denominada “Morro Ecológico”, em Peixoto de Azevedo, uma homenagem as 132 pessoas que tiveram suas vidas ceifadas em função do corona vírus, COVID 19, uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2.
A pandemia, como ficou conhecida, se iniciou na China e se alastrou por todo o planeta, fez milhões de vítimas em praticamente todos os países do mundo. E Peixoto de Azevedo também contabilizou suas percas com este que já é conhecido como o mal do século.
Numa demonstração de sensibilidade humana e solidariedade aos parentes das vítimas, a vereadora Izolina Vacaro (PODE), popular “Zal”, propôs um projeto de lei que, após aprovado por todos os nobres edis da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, foi encaminhado ao chefe do executivo que prontamente sancionou a Lei 1.144, de 16/09/2021 e a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Anni Karinne Reina, tratou de executar a ideia.
Anni disse a nossa reportagem que esta é uma forma de homenagear aqueles (as) que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade, e isto está sendo reconhecido pelas autoridades do nosso município através deste ato simbólico em homenagem as vítimas da COVID 19.
No local escolhido para se realizar a homenagem, o Morro Ecológico, o pastor da igreja metodista, Wanderson Franco, fez a abertura com a leitura de um texto bíblico e na sequência falou do significado da palavra, trazendo um pouco de acalento e tranquilidade aos corações das famílias.
Os familiares das vítimas foram convidados pelos organizadores para participarem da cerimônia plantando uma árvore no local simbolizando, com isto, seu ente querido para que ele jamais seja esquecido pelas futuras gerações.
A COOGAVEPE participou do evento, através das mudas doadas e com a presença da presidente, Solange Barbosa que também plantou uma árvore, com a autorização do familiar, representando um morador muito querido e conhecido na cidade, o saudoso “Gordo da Gráfica”. Solange ficou extremamente emocionada de ver no rosto de várias pessoas que ali estavam prestando sua homenagem aos seus entes queridos e lembrando, inclusive de vários cooperados que também foram vítimas do corona vírus em 2020 e 2021.
Estiveram presente na cerimônia também o presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, Evandro Kommers, que parabenizou o chefe do poder executivo por ter acatado a indicação da vereadora “Zal”, pelo gesto tão significativo desta homenagem póstuma.