Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Atualidades Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025, 09:53 - A | A

15 de Outubro de 2025, 09h:53 - A | A

Atualidades / Peixoto de Azevedo

Peixoto viabiliza recursos federais para promover desenvolvimento sustentável

Secretária de Meio Ambiente assegura que município recebeu veículos e equipamentos para ações na área ambiental



Reportagem/ Mato Grosso do Norte

O município de Peixoto de Azevedo recebeu, no dia, 9, por meio dos Programas Floresta+ e União com os Municípios, dois veículos: uma pick-up Mitsubishi cabine dupla 4x4 e uma moto Honda 190 de uso misto.
Além destes veículos, a Secretaria já recebeu diversos outros equipamentos como notebook, computadores, GPS, ar condicionados, tabletes, projetor, drone, móveis de escritório, entre outros equipamentos destinados a apoiar as ações de Gestão Ambiental, fiscalização e desenvolvimento sustentável.
Peixoto foi contemplado com mais de meio milhão, entre equipamentos, serviços e veículos que estão sendo utilizados para aparelhar a Secretaria de Meio Ambiente, Mineração e Turismo, melhorando a sua estrutura de trabalho para os técnicos.
“Para entregar um serviço de excelência à população é necessário que os servidores tenham condições e ferramentas que lhes auxiliem na execução de suas funções trazendo melhoria e eficiência em seus resultados”, disse a Secretária Solange Luizão Barbuio Barbosa

Investimento representa mais um passo importante na integração entre União, Estado e Municípios, promovendo uma gestão ambiental mais eficiente


Segundo ela, o Programa União com os Municípios foi criado por meio do Decreto nº 11.687 de setembro de 2023, que dispõe sobre as ações relativas à prevenção, monitoramento, controle e à redução do desmatamento e da degradação florestal no Bioma Amazônia. E prevê a implementação de ações nos municípios prioritários para controle do desmatamento e combate aos incêndios florestais
A Portaria GM/MMA nº 833/2023 estabelece os critérios que definem os municípios prioritários, e a Portaria GM/MMA nº 834/2023 indica quais são os 70 municípios prioritários que, juntos, respondem por aproximadamente 78% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal no ano de 2022.
Essa iniciativa visa fortalecer as estruturas locais, garantindo melhores condições para a execução de políticas públicas voltadas à proteção do Meio Ambiente, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e apoio aos produtores rurais.
“O investimento representa mais um passo importante na integração entre União, Estado e Municípios, promovendo uma gestão ambiental mais eficiente, participativa e comprometida com o futuro das próximas gerações”, comenta a Engenheira Florestal Anni Karinni Reina, uma das responsáveis por conduzir o processo do Termo de Adesão ao projeto.

No prazo de três anos, o Projeto Floresta+ Amazônia estará aportando R$ 130 milhões no programa para apoiar os 70 municípios amazônicos prioritários, que cumprirem as metas do programa, na diminuição das altas taxas de desmatamento.
Solange afirma que Peixoto de Azevedo estará focado e cumprir todas as metas do programa. “É de grande importância para a preservação do Meio Ambiente e promover o crescimento sustentável do município. A Gestão Ambiental do município vai trabalhar muito para atender todas as etapas. O prefeito Paulistinha apoia este programa e nos dará o suporte necessário para realizarmos nosso trabalho”, assegura Solange.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]