Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte
Os moradores de Paranaíta agora contam com uma novidade que promete facilitar o acesso aos atendimentos nas unidades básicas de saúde: a possibilidade de programar a própria consulta.
O novo modelo já está em funcionamento em todos os PSFs do município. Quem preferir, pode procurar diretamente a unidade de referência do seu bairro ou entrar em contato com o agente comunitário de saúde para fazer o agendamento.
A proposta é atender, com mais organização, quem precisa consultar para retirar resultados de exames, realizar check-up ou tratar demandas eletivas - aquelas que não são urgentes.
“A população de Paranaíta agora pode programar sua consulta. Se você tem resultado de exame para retirar ou quer fazer um check-up, aproveite essa oportunidade e agende na sua unidade de saúde ou com o agente comunitário”, reforça a enfermeira-chefe do PSF IV, Rozane Furlaneto
Apesar da mudança, os atendimentos de urgência continuam sendo feitos imediatamente. Casos de dor, mal-estar ou situações que exigem cuidado rápido seguem com acolhimento livre, sem a necessidade de agendamento. Basta procurar o PSF mais próximo.
“Qualquer urgência, não é preciso agendar. Vamos continuar atendendo a demanda livre junto com os agendamentos, para que todos tenham mais facilidade para cuidar da saúde”, acrescenta Rozane.
Com o agendamento, a Secretaria de Saúde busca reduzir filas, otimizar o trabalho das equipes e garantir mais conforto à população.