Assessoria
A Prefeitura de Carlinda, através da Secretaria Municipal de Educação, acabou de adquirir mais um ônibus para compor a frota do transporte escolar. O veículo foi adquirido por meio de convênio com o Programa Caminho da Escola, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O recurso para a aquisição do ônibus escolar estava perdido desde 2013, assim que assumiu a gestão, a prefeita Carmen Martines e a secretária da pasta Maria das Dores buscaram de todas as formas resolver as questões burocráticas para resgatar este importante equipamento, com o objetivo de melhorar a frota escolar garantindo maior conforto e segurança para os alunos.
Mudas de café - A prefeitura municipal de Carlinda, por meio da secretaria de agricultura, têm trabalhado na confecção de mudas de café para atender a agricultura familiar do município. Uma grande parceria com os agricultores fez com que a prefeitura pudesse preparar o material para plantar cerca de 45 mil mudas de café que serão distribuídas para mais de 45 famílias do município.
As mudas clonadas são produzidas por meio de pesquisas e seleção de plantas para clonagem de grande produtividade e resistentes a doenças e pragas, serão adquiridas através do Programa de revitalização da cafeicultura - Pró-Café, parceria com o Governo do Estado através da SEAF-Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários- e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia, Embrapa Agrossilvipastoril) e prefeituras municipais.
O objetivo da prefeita Carmen Martines é proporcionar uma fonte alternativa de geração de renda aos pequenos produtores. Para ela, é importante acreditar e investir na no homem do campo. Cerca de 48 mil mudas de café clonal serão distribuídas a 45 famílias de agricultores familiares de Carlinda.
Calcário - A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da secretaria de agricultura, iniciou a entrega de 48 toneladas de calcário aos agricultores familiares do município que estão inscritos no programa Pró-Café. Estão contemplados neste programa 45 famílias que com o calcário poderão corrigir o solo para que as mudas de café se desenvolvam com qualidade.