Reportagem
A Prefeitura de Guarantã do Norte deu início a um dos projetos mais promissores e humanos de sua gestão: o Projeto Nova Chance. A iniciativa, pioneira na região, irá utilizar a mão de obra de reeducandos do sistema penitenciário de Peixoto de Azevedo em diversas frentes de trabalho municipal.
O primeiro serviço executado será a limpeza e revitalização do Lago Municipal, com o objetivo de entregar o espaço renovado à população até o feriado da Semana Santa e da Páscoa. O local, um dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade, passará por uma ampla limpeza com o apoio da nova equipe formada por internos que cumprem pena em regime semiaberto.
A ação faz parte de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Guarantã do Norte, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Fundação Nova Chance e o Departamento Penitenciário. A proposta alia responsabilidade social, reinserção de apenados no convívio produtivo com a sociedade e economia de recursos públicos.
O evento de lançamento contou com a presença de importantes lideranças do município e do sistema de justiça. Estiveram presentes o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Beato Mantovani, defensor de políticas de reintegração social; o vereador Zilmar Assis de Lima, representante do Legislativo local e responsável por levar a demanda ao Executivo; o Pastor Jamil, presidente do Conselho dos Pastores, representando o apoio da comunidade religiosa; e a Professora Vanda Klemente, vice-prefeita de Guarantã do Norte, que reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas humanas e eficientes.
“Esse projeto é símbolo de transformação. Mostra que é possível unir o rigor da lei com compaixão e inteligência na gestão. Ressocializar é construir pontes. Dar uma nova chance é dar dignidade, e dignidade transforma vidas”, destacou o prefeito Márcio Gonçalves, que também é advogado, professor universitário e psicanalista.
CUSTO MENOR, IMPACTO MAIOR - Além do aspecto social, o projeto representa economia direta aos cofres públicos, permitindo o aumento da força de trabalho sem necessidade de novos contratos com empresas terceirizadas. O modelo é eficaz, seguro e supervisionado, tornando-se exemplo para outros municípios.
O Nova Chance também abre espaço para que os reeducandos recebam capacitação, aprendam novas profissões e possam reconstruir sua trajetória de vida com dignidade e disciplina, rompendo ciclos de exclusão e criminalidade.
CONSCIÊNCIA COLETIVA - A população é convidada a abraçar essa proposta com olhar humano, empatia e responsabilidade cívica. Guarantã do Norte está à frente de seu tempo ao apostar em ações que unem eficiência administrativa, compromisso social e respeito aos direitos humanos.
“Não se trata apenas de um projeto da prefeitura. É um compromisso com a vida, com o recomeço e com o futuro de nossa cidade”, reforça o prefeito.
Com esta iniciativa, Guarantã do Norte se consolida como modelo no Estado em políticas de ressocialização
Projeto Nova Chance, no entendimento da gestão municipal, representa economia para o município, dignidade para quem busca recomeçar e mais qualidade de vida para todos os guarantanhenses.