Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Em Alta Floresta, assim como em Nova Canaã do Norte, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás foi implantado no início do mês passado o projeto “Escola Segura”.
Na manhã desta quinta-feira, 4, na sede da Diretoria Regional de Educação - DRE - aconteceu uma reunião de alinhamento com a presença de gestores de Escolas e Militares para discutirem as diretrizes e reajustes do projeto, visto que já está em execução nas escolas dos municípios.
O Diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE), Clainton Perim, esclareceu, disse que tanto instituições de Ensino da Rede Estadual como Municipal e particulares, foram contempladas com o projeto que é realizado pela Polícia Militar, e tem demonstrado um excelente resultado na transformação de ambientes das comunidades escolares.
“Em Alta Floresta, 12 escolas estaduais, 03 escolas particulares, o IFMT e todas as escolas da Rede Municipal estão tendo ações desenvolvidas pela Polícia, que atendem um cronograma mais ostensivo; tais como patrulhamentos rotineiros, visitas, palestras informativas e contato direto com alunos e professores. Os policiais militares levam segurança às escolas estaduais e municipais, aproximando a população da PM e afastando a criminalidade do ambiente escolar”, disse o Diretor.
Todos os policiais que estão à frente desse trabalho preventivo nas instituições de ensino, segundo ele, reconhecem que o contato direto com as crianças e adolescentes, além de estreitar o relacionamento da polícia com a comunidade estudantil, as ações fazem a diferença na vida dos estudantes e dos policiais.
Para o Major Cunha, esse trabalho junto as escolas é de uma importância sem igual. “Nós, policiais, dentro desse contexto, efetivando essas ações preventivas, estamos oferecendo uma melhora exponencial de sensação de segurança, da preservação da columidade das pessoas e do patrimônio, além da questão preventiva de crimes e ações infracionais. Então, somos uma ferramenta à disposição dos gestores e da comunidade escolar para melhorar o processo de educação”, disse ele.
Conforme o major, o trabalho da Polícia Militar tem tranquilizado os professores que se sentem seguros. Os profissionais recebem do projeto Escola Segura, realmente a sensação de segurança”, completa.