Quinta-feira, 08 de Maio de 2025

Atualidades Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 08:44 - A | A

07 de Maio de 2025, 08h:44 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Proteção à criança e adolescente vítima de abuso é tema de livro

Clerineia Araldi, professora da Unemat e Embaixadora da Proteção à Infância, fará o lançamento do livro neste mês em Alta Floresta



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

A alta-florestense Dra. Clerineia Araldi, que nos anos ‘90’ foi Miss Alta Floresta, mas após transferir o título, seguiu em busca de novos ideais, mudou-se para Sinop, seguiu estudando e se especializou nas áreas de Sexualidade, Relacionamento e Prevenção a Abusos. E também é Embaixadora da Proteção à Infância.

Servidora da UNEMAT [Universidade Estadual de Mato Grosso] a Educadora é autora de um livro, composto por 12 coautoras, intitulado “Vozes de Transformação”. A obra reúne histórias e reflexões sobre educação emocional, proteção infanto-juvenil e o fortalecimento de uma cultura de respeito e acolhimento para crianças e adolescentes.

Clerineia aborda na obra a prevenção nas escolas, tendo educadores como agentes de mudanças. Ela esteve em Alta Floresta na segunda-feira, 05, em agenda de preparação para o lançamento do livro na cidade.

Durante a noite de autógrafos, que acontecerá em breve, a sexóloga fará uma palestra aberta ao público.

“No mês de maio há um chamado que não pode ser ignorado: Maio Laranja, mês de conscientização e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. No meu livro, Vozes de Transformação, compartilho no capítulo 8 minha trajetória como Sexóloga Cristã e Embaixadora da Proteção à Infância e reforço que falar sobre isso é proteger e amar de verdade, porque a infância precisa ser ouvida e respeitada todos os dias”, observa.

Conforme ela, o livro escrito em coautoria por especialistas que abordam o tema do abuso infantil, com um enfoque especial na construção de uma cultura de proteção e segurança à criança. A obra também destaca a importância de romper o silêncio e superar barreiras sociais e culturais, que perpetuam o abuso, oferecendo estratégias e soluções concretas para criar um ambiente seguro e inclusivo.

“Nas histórias compartilhadas neste livro, você encontrará não apenas a expressão da dor, mas também a força da empatia, da solidariedade e da esperança. As vozes que ecoam são testemunhos da capacidade humana de se unir em torno de um propósito maior, de garantir que cada criança possa viver em dignidade e paz. Este livro foi planejado para a conscientização e a empatia, como ferramentas essenciais para romper o ciclo do trauma e garantir que a criança possa crescer em ambientes seguros e acolhedores”, destaca.

O livro Vozes de Transformação foi lançado no dia 27 de abril, na tradicional Livraria Martins Fontes, em São Paulo. O evento contou com a presença de 9 das 12 coautoras: Juliana Terenzi, Pâmela Furtado, Vilaneida Aguiar, Camila Negreiros, Ester Eliane, Flávia Tiburtino, Fabiana Santos, Helen Glayce e Cleri Araldi. As autoras são de diversos lugares do Brasil. Em Alta Floresta, o lançamento será no dia 29 de maio, às 19h, nas dependências o Teatro Agostinho Bizinoto.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]