Domingo, 10 de Agosto de 2025

Atualidades Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 10:33 - A | A

08 de Agosto de 2025, 10h:33 - A | A

Atualidades / EDUCAÇÃO

Reitor do IFMT anuncia investimentos e curso técnico de Piscicultura em Paranaíta

A visita marca a consolidação do laboratório de Piscicultura da unidade, voltado à produção de alevinos



Dionéia Martins
MATO GROSSO DO NORTE

A Educação técnica e o fortalecimento da cadeia produtiva da Piscicultura deram mais um passo importante no município de Paranaíta, na segunda-feira, 4, a visita do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), professor Júlio César dos Santos e do prefeito de Apiacás, Júlio César dos Santos. Eles foram recebidos pelo prefeito de Paranaíta, Osmar Mandacaru, no campus local do IFMT e na Fazenda Experimental.
A visita marca a consolidação do laboratório de Piscicultura da unidade, voltado à produção de alevinos e à capacitação técnica de alunos e produtores rurais. O espaço, que integra um projeto estratégico do IFMT, está sendo estruturado para atender tanto às demandas acadêmicas quanto às da cadeia produtiva regional.
“O reitor Júlio tem sido um grande parceiro. Estamos avançando a passos largos com o laboratório de Piscicultura, que vai beneficiar diretamente o homem do campo, os nossos alunos e a sociedade. Além da produção de alevinos, teremos agora um curso técnico voltado exclusivamente para a área, algo que Paranaíta e a região tanto precisam”, destacou o prefeito Osmar Mandacaru.
Durante o encontro, o reitor confirmou a implantação do primeiro curso técnico em Piscicultura do município, que será ofertado ainda este ano, por meio do Campus Alta Floresta, com aulas e práticas realizadas na estrutura de Paranaíta. A previsão é de que o edital seja lançado nos próximos dias.
“Essa é uma das melhores estruturas do Estado voltadas para capacitação em piscicultura. Estamos felizes em transformar esse projeto em realidade, com a oferta de formação técnica, produção de alevinos e, em breve, com a instalação de uma fábrica de ração no município”, afirma Júlio César.
Além da formação técnica, a expectativa é que os investimentos impulsionem o desenvolvimento econômico da região, especialmente entre pequenos produtores e agricultores familiares. Paranaíta já ocupa a quarta posição entre os maiores produtores de peixe de Mato Grosso e mira expandir sua capacidade produtiva com mão de obra qualificada.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]