que adiantar em uma hora os relógios no domingo, 16. Esta edição do horário de verão se estenderá até 19 de fevereiro de 2017, quando o ajuste será atrasar em uma hora os ponteiros.
Nos 5 meses de vigência de horário diferenciado no calendário 2015/2016, a demanda de energia elétrica no horário de ponta (18h às 21h) reduziu em 4,64% no Estado, segundo a concessionária Energisa Mato Grosso, resultado em conformidade com a meta do Operador Nacional do Sistema (ONS), que considera redução entre 4% e 5% como ideal. A queda na demanda estadual de energia foi de 52,82 megawatts (MW) no horário de pico.
O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Leandro Dorileo, explica que o Estado está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e “com o horário de verão, o ganho é sistêmico porque há
Mas a redução pode ser ainda maior porque a economia não se restringe aos setores industriais e de serviços, o cidadão comum também pode reduzir significativamente o consumo mudando hábitos.
Dicas para reduzir o consumo de energia
• Utilize sempre lâmpadas fluorescentes, que consomem bem menos energia do que as incandescentes e têm vida útil 10 vezes maior;
• As lâmpadas LED são uma excelente opção. O investimento inicial pode assustar, por ser um pouco mais caro do que as lâmpadas eletrônicas ou convencionais. Ilumina mais e consomem menos que as lâmpadas fluorescentes.
• Substitua o sistema coletivo de iluminação por um que seja dotado de sensores de presença. Os sensores de presença acendem as luzes quando ocorre movimento no ambiente, desligando-se automaticamente quando o local for desocupado.
• Aproveite o máximo da iluminação natural em ambientes como garagem e hall de entrada, pois estes locais geralmente concentram a maior parte do gasto de energia de um condomínio.
• Faça uma revisão periódica na iluminação para evitar fuga de energia por emendas ou ligações mal feitas ou desgastadas. O procedimento deve ser feito por um profissional qualificado
• Prefira o uso do circulador de ar ao ar condicionado, que gasta 10 vezes mais. Quando o ar condicionado estiver em uso, é importante que este esteja regulado adequadamente para que não haja gasto excessivo.
• Na hora da compra de equipamentos como geladeiras, freezers, ar condicionado, motores, coletores solares, lâmpadas e televisores, prefira os que têm o selo Procel, pois eles tem consumo • Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira para secar, pois isso aumenta o consumo de energia.
• Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo. Isso reduzirá o consumo de energia (no caso de chuveiro elétrico) e também de água.
• Junte a maior quantidade de roupa possível para passar de uma vez só e utilize sempre a temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido.• Durante o preparo de alimentos, retire todos os ingredientes da geladeira de uma só vez. O abre-e-fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura, aumentando o consumo de energia.
• Substitua TVs e monitores de tubo ou de Plasma por do tipo LCD ou LED, que consomem cerca de 30% menos.
• Desligue os aparelhos da tomada sempre que não estiverem em uso. O modo stand by também é um vilão da conta de luz, pois ele utiliza entre 15% e 40% de energia da carga total do dispositivo. (Com informações da assessoria de Furnas)