Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Atualidades Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016, 00:00 - A | A

17 de Outubro de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Saiba como economizar energia no horário de Verão



 que adiantar em uma hora os relógios no domingo, 16. Esta edição do horário de verão se estenderá até 19 de fevereiro de 2017, quando o ajuste será atrasar em uma hora os ponteiros.
Nos 5 meses de vigência de horário diferenciado no calendário 2015/2016, a demanda de energia elétrica no horário de ponta (18h às 21h) reduziu em 4,64% no Estado, segundo a concessionária Energisa Mato Grosso, resultado em conformidade com a meta do Operador Nacional do Sistema (ONS), que considera redução entre 4% e 5% como ideal. A queda na demanda estadual de energia foi de 52,82 megawatts (MW) no horário de pico.
O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Leandro Dorileo, explica que o Estado está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e “com o horário de verão, o ganho é sistêmico porque há 
Mas a redução pode ser ainda maior porque a economia não se restringe aos setores industriais e de serviços, o cidadão comum também pode reduzir significativamente o consumo mudando hábitos.
Dicas para reduzir o consumo de energia
• Utilize sempre lâmpadas fluorescentes, que consomem bem menos energia do que as incandescentes e têm vida útil 10 vezes maior;
• As lâmpadas LED são uma excelente opção. O investimento inicial pode assustar, por ser um pouco mais caro do que as lâmpadas eletrônicas ou convencionais. Ilumina mais e consomem menos que as lâmpadas fluorescentes. 
• Substitua o sistema coletivo de iluminação por um que seja dotado de sensores de presença. Os sensores de presença acendem as luzes quando ocorre movimento no ambiente, desligando-se automaticamente quando o local for desocupado. 
• Aproveite o máximo da iluminação natural em ambientes como garagem e hall de entrada, pois estes locais geralmente concentram a maior parte do gasto de energia de um condomínio. 
• Faça uma revisão periódica na iluminação para evitar fuga de energia por emendas ou ligações mal feitas ou desgastadas. O procedimento deve ser feito por um profissional qualificado 
• Prefira o uso do circulador de ar ao ar condicionado, que gasta 10 vezes mais. Quando o ar condicionado estiver em uso, é importante que este esteja regulado adequadamente para que não haja gasto excessivo.
• Na hora da compra de equipamentos como geladeiras, freezers, ar condicionado, motores, coletores solares, lâmpadas e televisores, prefira os que têm o selo Procel, pois eles tem consumo • Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira para secar, pois isso aumenta o consumo de energia.
• Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo. Isso reduzirá o consumo de energia (no caso de chuveiro elétrico) e também de água.
• Junte a maior quantidade de roupa possível para passar de uma vez só e utilize sempre a temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido.• Durante o preparo de alimentos, retire todos os ingredientes da geladeira de uma só vez. O abre-e-fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura, aumentando o consumo de energia.
• Substitua TVs e monitores de tubo ou de Plasma por do tipo LCD ou LED, que consomem cerca de 30% menos.
• Desligue os aparelhos da tomada sempre que não estiverem em uso. O modo stand by também é um vilão da conta de luz, pois ele utiliza entre 15% e 40% de energia da carga total do dispositivo.  (Com informações da assessoria de Furnas)

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]