Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Atualidades Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 15:59 - A | A

13 de Junho de 2024, 15h:59 - A | A

Atualidades / Educação

Secretários municipais participam de Ciclo de Formação na DRE de Alta Floresta

Secretários dos 6 municípios da regional de Alta Floresta participaram do evento



Ilson Machado/ Mato Grosso do Norte

A reunião aconteceu nas dependências da Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta, na terça-feira ,11/06, com a presença de Secretários Municipais de Educação dos municípios que compõem a Regional, Coordenadoras Municipais do Programa Alfabetiza MT e os Técnicos Municipais do Ciclo de Gestão de Metas CIGEMM, para participarem do primeiro módulo de formação para gestores.

 De acordo com a Coordenadora Regional do Programa Alfabetiza/MT, Andréia Pontarolo, assa formação é um dos componentes do Programa Alfabetiza- MT. Ao todo o Programa possui 08 componentes e 34 macros políticas e entre esses componentes, um deles é a formação. E ocorre para professores e para gestores escolares. 

“Os participantes recebem a formação e ao retornar para os seus municípios, farão o repasse as equipes gestoras, Seguindo o efeito de cascateamento”, pontua a Coordenadora Regional Andréia Pontarolo.

Ela ressalta que o Ciclo de Formação tem como objetivo principal, capacitar os gestores educacionais da rede municipal de ensino para gerir o processo educacional no âmbito da escola, reverberando em uma aprendizagem significativa para os estudantes. Para o Diretor da DRE em Alta Floresta, Clailton Perim, a formação é de extrema importância nesse encontro com os sete secretários municipais de educação, sendo esses, as lideranças no processo educacional nos municípios.

Desenvolveu-se durante o evento um estudo com amplo planejamento para a continuação do avanço na Educação, considerando que no estado de Mato Grosso, a Lei do ICMS Educacional, corresponde ao 14% de acordo com índice de alfabetização que os municípios tem.

“Juntos vamos articulando o planejamento de ações para que cheguem até as escolas, visando a melhoria na qualidade de alfabetização de nossos alunos”, evidenciou o Diretor da DRE.

Durante o encontro, aconteceu uma live de lançamento das escolas premiadas do Programa Alfabetiza. Ao todo, são 100 escolas premiadas no estado de Mato Grosso. A Regional de Alta Floresta, teve oito escolas premiadas por desempenho. Esse prêmio está vinculado aos resultados do segundo ano do Ensino Fundamental de 2023, aferidos pela avaliação somativa do Avalia MT.

As escolas premiadas da Regional, são:

ESCOLA MUNICIPAL: GENY SILVÉRIO DELARINCY DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA. ESCOLA ESTADUAL: VINÍCIUS DE MORAES DO MUNICÍPIO DE APIÁCAS. ESCOLA MUNICIPAL:  NOVA MONTE VERDE DO MUNICÍPIO DE NOVA MONTE VERDE. ESCOLA ESTADUAL: NOVA CANAÃ E ESCOLA MUNICIPAL EDSON FERREIRA DE CARVALHO DO MUNICÍPIO DE NOVA CANAÃ. ESCOLAS MUNICIPAIS: JOSÉ LUIZ CÂNDIDO, PARAISO DO NORTE E MARCO AZUL DO MUNICÍPIO DE NOVA BANDEIRANTES.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]