• Quem somos
  • Expediente
  • Fale Conosco
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
icon facebook icon icon instagram
logo

Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025

search
logo
  • Capa
  • Agronegócio
  • Artigo
  • Atualidades
  • Caderno B
  • Economia
  • Esporte
  • Carros
  • Nacional
  • Opinião
  • Política
  • Social
  • Variedades
  • +Saúde
  • search

Atualidades Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 08:26 - A | A

16 de Maio de 2024, 08h:26 - A | A

instagran facebook-2.png twitter-2.png print-2.png whatsapp-square.png whatsapp-square.png

Atualidades / AÇÕES EMERGENCIAIS

Sema propõe medidas para minimizar impactos da escassez de chuva na bacia do Paraguai

Estado tem atuado de modo integrado com o Governo Federal e monitorado situação da crise hídrica



Maricelle Lima Vieira | Sema- MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá encaminhar ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos uma proposta de resolução com medidas adicionais para o enfrentamento da situação crítica de escassez dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraguai. 

A proposta da Sema tem caráter complementar à Resolução 195 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), divulgada na segunda-feira (13.05), após reunião extraordinária para tratar sobre o assunto. O documento tem vigência até 31 de outubro, quando termina o período de seca na região, e impõe uma série de condições especiais para o uso da água em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Para minimizar o impacto da escassez de água, a Sema propõe que as solicitações de outorga que tenham como objetivo o abastecimento humano e a dessedentação animal, nos municípios atingidos pela crise hídrica, sejam priorizadas para análise. Ainda, a possibilidade de rever outorgas que envolvam grande volume de água, caso seja necessário, para garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressalta que o Estado tem atuado de modo cooperado e integrado com o Governo Federal, e que tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul têm acompanhado as reuniões da ANA, e seguem monitorando a situação da crise hídrica na região.

"Estamos propondo medidas adicionas àquelas definidas pela ANA, buscando mitigar os efeitos da escassez hídrica na Bacia do Paraguai. Vamos continuar com o monitoramento na Sala de Situação, e, se for necessário, iremos adotar outras medidas mitigadoras", afirma a secretária.

Situação preocupante

O nível d’água do rio Paraguai, em abril de deste ano, atingiu o pior valor histórico observado em algumas estações de monitoramento ao longo de sua calha principal. A situação desfavorável pode resultar em impactos no uso da água, sobretudo em captações para abastecimento de água – especialmente em Cuiabá e Corumbá (MS), além de dificultar e até inviabilizar a navegação, reduzir o potencial do aproveitamento hidrelétrico a fio d’água e comprometer atividades de pesca, turismo e lazer.
 

 

Comente esta notícia

Confira Também Nesta Seção:

23.12.2025 17h:05 » Governo de MT nomeia 1.230 professores aprovados no concurso da Seduc

23.12.2025 16h:04 » Câmara aprova projeto que flexibiliza plantões extras na Saúde

22.12.2025 16h:04 » Conselho de Saúde denuncia distribuição de panetones com imagem do secretário de Saúde

22.12.2025 15h:03 » Avó abre mão da própria vida para criar quatro netos

20.12.2025 16h:04 » Show de Gusttavo Lima reúne mais de 80 mil do Parque Novo Mato Grosso

20.12.2025 09h:09 » Prefeitura de Alta Floresta decreta redução de horário de atendimento e ponto facultativo

20.12.2025 09h:09 » Governo de MT já contratou 33 mil casas em MT

20.12.2025 09h:09 » “Provamos que é possível fazer hospital 'de rico' para atender a população", afirma governador

19.12.2025 13h:01 » Câmara corrige distorção e reestrutura carreira dos técnicos de nível médio

19.12.2025 13h:01 » Padre cobra providência para poste sujeito a cair e provocar uma tragédia


Edições anteriores
Acesso

Edição 3387

Edição 3387

22/12/2025

Baixar PDF Edições Anteriores

PL quer barrar as cotas

EM GUARANTÃ

PANETONES

AFASTADOS

Mato Grosso

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

MAIS NOTAS


11:40 | OpiniãoUm sentido para a vida em tempos de esgotamento

11:28 | PolíticaOrçamento de R$ 40,7 bilhões é aprovado pela Assembleia Legislativa

11:15 | PolíticaSefaz divulga índices definitivos de rateio do ICMS para 2026

11:05 | AgronegócioMapa confirma caso de gripe aviária em Mato Grosso; Indea adota medidas para conter foco

17:54 | MaisPL quer barrar as cotas

Leia mais

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]

facebook WhatsApp instagram

2025 - Jornal Mato Grosso do Norte - 2021 Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

INDECO
Vereador Nilson
REVEILLON
DIDA PIRES
Peixoto
dr mayco
Itamarati
NATAL
https://affpa.top/L?tag=d_1946375m_97c_&site=1946375&ad=97&r=registration/
MT Norte