Reportagem
Os mato-grossenses podem se preparar para uma semana abafada e quente. A previsão é de chuvas fortes, rajadas de vento, raios e trovoadas.
Nas regiões de Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e na baixada cuiabana, a expectativa é de que o cenário seja ainda mais intenso. A tendência é de chuvas mais fortes na terça-feira e na sexta-feira. “Os ventos devem apresentar rajadas entre 30 e 70 km/h.
As temperaturas estarão altas e, em Cuiabá, as máximas são previstas em torno de 34°C”, explica a meteorologista do Grupo Storm, Ana Paula Paes.
Para agir com rapidez, a Energisa está em alerta, monitorando em tempo real toda a situação climática do estado. A orientação da concessionária é que, em caso de ocorrências, a população entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento oficiais.
Em caso de temporais a recomendação é: Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
Evitar locais abertos como campos de futebol;
Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Desligar aparelhos eletrônicos e tirá-los da tomada durante as tempestades;
Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas;
Se houver cabos elétrico rompidos, afaste-se e entre em contato com a Energisa. Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
Os serviços de atendimento da Energisa estão disponíveis 24 horas, através do: Site: energisa.com.br







