Domingo, 23 de Junho de 2024

Atualidades Segunda-feira, 18 de Maio de 2015, 00:00 - A | A

18 de Maio de 2015, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Vereadores vistoriam Casa de Saúde Indígena

Matupá News



 

Joranir Soares e os vereadores que o acompanharam ficaram indignados o estado deplorável das instalações

 

Matupá News

 

A convite do administrador da Casa de Saúde Indígena – Casai – de Peixoto de Azevedo, Messias Clemente Rondon, da etnia Terena, o presidente da Câmara, vereador Joranir Soares (PSD), Gilmar Santos (PR), Eduardo da Farmácia (PR), e Chiquinho Aboiador (PSD), estiveram visitaram a casa e ficaram indignados com o descaso por parte das autoridades competentes para com o descaso em que a unidade de saúde se encontra.

 

Durante a visita, os Parlamentares foram acompanhados pelo Administrador Messias e pela enfermeira Teresa, que mostraram as péssimas condições em que se encontra a estrutura física da unidade. O local que no passado abrigava um hospital particular, hoje atende aos índios em tratamento de saúde. Segundo Teresa, a unidade chega a atender 180 índios semanalmente, mas o local, pelo estado de abandono, não oferece condições mínimas higiene para que o tratamento dos enfermos tenha mais eficácia.

 

Na maioria dos quartos as paredes estão com infiltração e a porta dos banheiros apodrecidas pela umidade e pelo tempo de uso. Não há cama suficiente para todos os que ali estão internados e colchões são colocados no chão para atender os internos. Até mesmo na ala que serviria como garagem e depósito é ocupada por pacientes internados.

 

Durante reunião, Messias solicitou aos vereadores que intercedam junto ao Executivo Municipal para que seja concretizado acordo firmado, verbalmente, para doação de uma área para a construção da sede própria da Casai. Segundo ele existem duas áreas que podem ser utilizadas, sendo uma no Bairro Nova Esperança e outra no Bairro Bela Vista próximo a Escola Dom Helder. Messias salientou que o assunto foi discutido em reuniões que contou inclusive com a presença do Cacique Raioni.

 

O vereador Gilmar Santos disse que havia sido convidado por Messias a conhecer as instalações da unidade de saúde indígena e depois ver como se encontrava, resolveu convidar o presidente e demais vereadores para que eles tomassem conhecimento abandono em que se encontra a unidade.

 

Joranir e Gilmar solicitaram ao Administrador da Casai que marque uma audiência com o Prefeito e os convide para participar, quando então vão pedir que o projeto para doação da área seja encaminhada a Câmara para votação.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]