por Jorge Blancarte
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Há alguns meses, a Honda começou a produzir um novo SUV médio na fábrica de Guanajuato, no México. E isso é uma boa notícia para o consumidor brasileiro. O modelo, que recebe na América do Norte o nome de HR-V, está confirmado para chegar por aqui rebatizado de ZR-V a partir de meados do ano que vem. A missão é brigar com Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, entre os SUVs C de entrada. Assim como o novo CR-V, um SUV C superior, ele é também baseado na plataforma do Civic 11, mas é menor e menos requintado. Mesmo na versão de topo avaliada, a Touring, que custa no México 599.900 pesos, aproximadamente R$ 160 mil. Por conta do acordo comercial entre México e Brasil, deve chegar por um preço na mesma ordem de grandeza.
Em comparação ao antigo HR-V, o ZR-V é maior em 19 cm e tem um design conservador. Tem muitos elementos em preto brilhante, como a grade, rodas, arcos de rodas, inserções no para-choque e parte inferior das portas. As maçanetas das portas traseiras agora não ficam mais disfarçadas. As linhas em geral são bem arredondadas e orgânicas, com faróis bem afilados e lanternas com linhas sinuosas.
Em relação ao espaço interno, os bancos dianteiros oferecem grande conforto aos ocupantes, enquanto os traseiros garantem espaço de sobra para a cabeça e as pernas – inclusive pela possibilidade de colocar os pés sob os bancos dianteiros. Algo importante o piso da segunda fila é quase plano, que melhora a vida do passageiro central.
No habitáculo, há ainda diversos nichos de armazenamento de objetos, como nos painéis da porta, sob o apoio de braço e nos bolsões no encosto do banco dianteiro, além de porta-copos duplo e espaços na lateral do console central. O compartimento de carga é também bastante generoso. São 691 litros com os bancos na posição normal e nada menos que 1.560 litros com a segunda fileira rebatida.
O ZR-V segue a tradição de boa qualidade de fabricação dos carros da Honda. Os painéis internos são em plástico macio e os revestimentos de bancos, volante e coifa do câmbio são em couro. O painel de instrumentos é totalmente digital e tem boa visibilidade mesmo em situações ensolaradas. A central multimídia tem uma operação bem intuitiva e simples, com gráficos de alta resolução. O dispositivo tem tela sensível ao toque de 9 polegadas, com espelhamento sem fio através de Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com três visualização diferentes.
Em relação aos equipamentos, a versão Touring do ZR-V é muito completo, embora faltem saídas de ar e apoio de braço para os passageiros traseiros. Mas ele traz paddle shifts no volante, chave presencial para travas e ignição com botão Start, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático duplo e teto solar. Em relação à segurança, são oito airbags, controle de tração e estabilidade, ABS e recursos ADAS como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de manutenção de faixas e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma.
O motor desta versão é o clássico 2.0 litros aspirado com atuadores nas válvulas de admissão e quatro cilindros em linha. Ele rende 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. O gerenciamento é feito através de um câmbio automático CVT e tração integral AWD.
Impressões ao dirigir
Passeio de alto nível
Mesmo sendo animado por um motor aspirado, a aceleração no ZR-V é progressiva e dá grande agilidade ao modelo, tanto na cidade quanto na rodovia. Em parte por causa do trabalho da transmissão automática CVT, muito eficaz. No modo manual, ele é obediente ao comando do condutor e permite usar freio motor nas descidas de encostas e subir os giros na entrada de curvas. No modo automático, o conjunto procura o tempo todo se manter na parte inferior do tacômetro.
O ZR-V oferece uma qualidade de passeio refinada e suave. A suspensão é alta, dócil, filtra bem mesmo os pisos deformados e buracos. Em geral é bem ajustado e oferece um bom equilíbrio em situações estressantes. A direção é muito responsiva, suave para ultrapassagens em trânsito e rígida em altas velocidades, para tomar curvas com confiança.
O Honda ZR-V é um veículo completo, bem projetado e com uma qualidade de fabricação muito boa. É bem equipado e conectado, ao mesmo tempo é seguro. A única coisa que falta é um motor com melhor desempenho.