Esaú Ponce/Auto Press
Foi em 2022 que Renault e Geely estabeleceram um acordo de cooperação para dar vida a uma nova geração de produtos globais, com foco especial no desenvolvimento de tecnologia híbrida. No Brasil, o primeiro produto da marca francesa gerado após essa aliança será o SUV médio-grande Koleos, como parte da missão assumida pela marca francesa de refinar a marca.
O Koleos é produzido pela Renault Korea em Busan, na Coreia do Sul, usando a plataforma CMA, compartilhada com o XC40, da sueca Volvo, que hoje pertence à chinesa Geely. Em suma: é realmente um modelo multinacional.
O modelo foi exibido no Salão de São Paulo, em novembro passado, e está previsto para estrear no mercado brasileiro em meados de 2026, na mesma versão híbrida avaliada aqui, a Espirit Alpine. No Brasil, o modelo vai disputar mercado com SUVs médios superiores híbridos, como Honda CR-V, BYD Song Plus e GWM Haval H6. O preço vai acompanhar os rivais com mesmo nível de equipamentos e ficar em torno de R$ 260 mil.
Este novo Renault Koleos está altamente relacionado ao Geely Monjaro, mas isso não significa que seja um simples rebadge, ou mudança de identidade. Para dar uma personalidade própria, as equipes de design da França e Coreia do Sul trabalharam para criar uma grade com trama em forma de diamante, que é realmente atraente aos olhos.
O contorno, embora semelhante, não é idêntico, já que a terceira coluna tem um design diferente, bem mais inclinado. As lanternas traseiras, talvez, sejam o que a mais denuncie esta origem, mesmo com uma assinatura luminosa própria.
A portas fechadas, é mais ou menos a mesma história. O foco está na nova central multimídia, que tem o pomposo nome de Open R Big Picture, que denomina o conjunto de três telas de 12,3 polegadas instaladas no painel. A primeira é a que fica atrás do volante, na função de painel de instrumentos digital. Na parte central, há uma interface que, muito no estilo dos produtos chineses, possui um radar que mostra os veículos ao redor.
A segunda é a tela central, é que o centro neurológico deste Koleos. Através dela se opera a conexão com Android Auto e Apple CarPlay, a navegação e diversos dados sobre o veículo, entre outras funções.
Por fim, há uma tela dedicada ao passageiro, que funciona como um centro de entretenimento bastante completo, já que, acessar músicas e vídeos, dá acesso vários aplicativos. O sistema de som na versão Espirit Alpine traz 10 alto-falantes e é assinado pela Bose. Esta terceira geração do Koleos possui uma segunda fileira de assentos extremamente larga, com altura vertical de até 93 cm e espaço para os joelhos de 32 cm.
A versão Espirit Alpine conta com sete airbags e nada menos que 29 recursos ADAS
O porta-malas anuncia uma capacidade de até 633 litros. Em parte, esses números são alcançados pelo fato de que esse modelo foi alongado de 4,67 para 4,78 m e o entre-eixos cresceu de 2,71 para 2,82 m – tem ainda 1,88 m de largura e 1,71 m de altura.
Em termos de ambiente, a elegância anterior dá lugar a um interior muito mais tecnológico, onde predominam os plásticos macios, que são em sua maioria agradáveis aos olhos e ao toque, enquanto possui estofamento ecológico de couro sintético.
Aliás, inserções de tecido cinza podem ser encontradas no painel, portas e teto. E o enorme teto panorâmico, com 1,16 m², amplia a sensação de espaço.
Sob o capô, o Koleos Espirit Alpine traz um motor turbo 1.5 litro de três cilindros com injeção direta, capaz de gerar 144 cv e 23,4 kgfm, acoplado a um sistema full hybrid – híbrido auto-regarregável – com um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 32,6 kgfm, alimentado por uma bateria de 1,64 kWh, que na combinação rendem 245 cv e 32,6 kgfm. O conjunto é gerenciado por um câmbio automático de três marchas, que direciona toda a força para as rodas dianteiras.
Em relação à segurança, a Renault se gaba de que Koleos obteve a maior classificação de segurança nos testes NCAP da Coreia. A versão Espirit Alpine conta com sete airbags e nada menos que 29 recursos ADAS, como alertas de colisão frontal, ponto cego e tráfego traseiro cruzado, frenagem autônoma de emergência, monitoramento e centralização de faixa, assistente para manobras evasivas, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de proximidade frontal, lateral e traseiro, câmera 360º, função chassi transparente e assistente de estacionamento autônomo, entre outros.




















