Terça-feira, 06 de Maio de 2025

Carros Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 09:04 - A | A

05 de Maio de 2025, 09h:04 - A | A

Carros / LEAPMOTOR C10 REEV

Desafio aos limites

Leapmotor C10 REEV, que a Stellantis traz para o Brasil este ano, roda até 970 km com uma única carga



por Alessio Salome
Infomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press

A importação prevista do novo Leapmotor C10 pela Stellantis para o Brasil pode ganhar ainda mais importância com a versão Range Extended, que marca um momento decisivo na transição para a mobilidade elétrica. Afinal, é um veículo que promete resolver um dos problemas que mais limitam a expansão da mobilidade elétrica: a autonomia. Como a ideia é desembarcar com preços competitivos para atuar no segmento de SUVs médios-grandes híbridos.                

Na China, o C10 vem tendo enorme sucesso. Somente em março, o C10 registrou 12 mil emplacamentos, contribuindo para um total impressionante de 100 mil unidades desde o início das vendas, em setembro de 2024. Boa parte desse bom desempenho pode ser creditado à tecnologia REEV (Range Extended Eletric Vehicle), que minimiza de forma eficiente a famosa ansiedade de autonomia.                

A verdadeira revolução do C10 REEV está na autonomia estendida. Ao contrário da maioria dos veículos híbridos, nele o motor de combustão interna de 1.5 litro nunca move as rodas diretamente. Sua única função é servir como gerador para recarregar a bateria de 28,4 kWh, ampliando assim o alcance do veículo. O resultado é uma autonomia puramente elétrica de 145 km e acima de 970 km com o tanque cheio, no ciclo WLTP. Tudo isto com um consumo médio de apenas 25 km/l em modo combinado.                

A tecnologia Range Extended oferece vantagens substanciais sobre os BEVs e PHEVs tradicionais. Comparado aos primeiros, permite um reabastecimento rápido usando a infraestrutura já existente. Em comparação aos últimos, garante uma bateria maior para condução prolongada em modo elétrico, uma arquitetura eletrônica mais avançada e inteligente e um motor extensor de alcance otimizado.                

Equipado com um motor elétrico de 215 cv (158 kW) de potência e 32,6 kgm de torque, o Leapmotor C10 garante uma experiência de direção responsiva e suave. A tração é traseira, com suspensão McPherson na frente e multilink na traseira, uma configuração que garante estabilidade e conforto de condução. A versatilidade é o ponto forte do sistema de carregamento. Sãotrês modos: carregamento rápido DC até 65 kW, que recupera metade da autonomia elétrica em 18 minutos, carregamento AC até 6,6 kW, que consome seis horas para o carregamento completo, ou geração de eletricidade a bordo através do motor a gasolina.                

Os motoristas podem personalizar a experiência de direção escolhendo entre quatro modos de operação do sistema híbrido. O modo EV+ prioriza o motor elétrico até que a carga chegue a 9% do total; o modo EV mantém uma reserva de 25% da bateria; o modo Fuel permite que escolher um valor entre 30% e 80% para a carga de reserva; e, por fim, o modo Power+ oferece um meio-termo entre desempenho e eficiência. Há ainda dois modos de condução: Comfort e Sport, que modificam intensidade da frenagem regenerativa e a resposta da direção e do acelerador.                

Com seus 4,74 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura, o C10 REEV tem proporções equilibradas que escondem uma cabine surpreendentemente espaçosa, graças também à distância entre eixos de 2,82 metros e ao piso plano. O design exterior é moderno e com traços limpos, quase minimalista. A mesma lógica é usada no interior. Os botões físicos estão quase completamente ausentes, com exceções como os controles no volante.                

O controle do veículo é confiado principalmente à tela central de 14,6 polegadas, ladeada por uma segunda tela de 10,25 polegadas que atua como painel, como informações de direção, velocidade, autonomia e consumo. O túnel central entre o condutor e o passageiro integra um espaço para carregamento sem fios de dispositivos móveis, bem como tomadas de 12 v e portas USB A e C. Um compartimento de bagagem de 400 litros completa a oferta de espaço, garantindo praticidade para o uso diário e viagens.                

A estratégia da marca para o Brasil é apoiada pela joint-venture Leapmotor International, que tem 51% das ações controladas pela Stellantis e 49% pela própria Leapmotor chinesa. Uma parceria que garante à marca chinesa o acesso a competências e redes de distribuição consolidadas, para acelerar a expansão em mercados externos, ao mesmo tempo que permite que a Stellantis atua em segmentos que hoje vêm sendo dominados por marcas chinesas.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]