Eduardo Rocha/Auto Press
A linha 2026 do Kardian confirma a estratégia da Renault de apostar em sofisticação, mesmo diante de um mercado que esperava versões mais acessíveis. Em vez de atender ao apelo por motores aspirados 1.0 e preços reduzidos, o SUV compacto recebeu incrementos em conectividade, assistência à condução e acabamento, ainda que isso tenha elevado os valores de tabela. A tenacidade da Renault nessa nova filosofia se mantém mesmo com a chegada de diversos novos SUVs de entrada ao mercado. E é na versão Iconic avaliada que a marca reafirma com mais intensidade a ideia de refinar a marca. A versão custa R$ 149.990 e foi a que recebeu mais novidades. Ganhou câmera no para-brisa em substituição ao radar frontal, permitindo recursos como alerta de colisão com frenagem autônoma para pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.
Tem ainda painel digital de 10” com gráficos para monitorar os sistemas ADAS, câmera 360º, alerta de ponto cego, sensores dianteiros de estacionamento, três modos de condução, iluminação interna configurável e opção de pintura bicolor com teto prateado. Serviços conectados e bancos em couro sintético também estão na lista.
Sob o capô, nada mudou: o motor 1.0 turbo de até 125 cv e torque de 22,4 kgfm segue como única opção, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem nas demais versões. Mesmo sem grandes revoluções, o Kardian continua a reforçar a imagem de modernidade da Renault no Brasil.
A estratégia da marca não é ampliar volumes de venda — que giram em torno de 1.700 unidades mensais —, mas consolidar uma percepção de maior refinamento no mercado nacional e manter uma boa lucratividade.
Ponto a ponto
Desempenho –O propulsor TCe 1.0 turbo de três cilindros se destaca entre os melhores da categoria. Responde rápido, entrega excelente torque já em baixas rotações e não apresenta atraso de turbina. A transmissão de dupla embreagem trabalha em sintonia, adaptando-se com agilidade tanto a uma condução tranquila quanto a um estilo mais esportivo. Nota 9.
Estabilidade –A suspensão foi calibrada para equilibrar conforto e controle da carroceria. O crossover, com 1,54 m de altura, mostra pouca inclinação lateral e absorve bem as imperfeições do piso. A direção é leve nas manobras e firme em velocidades maiores, transmitindo segurança ao motorista. Nota 8.
Interatividade –Na versão Iconic, o painel digital de 10 polegadas traz gráficos mais claros e atrativos que o de 7” das demais configurações. A central multimídia OpenR, também de 10 polegadas, mantém o espelhamento sem fio simples e com ótima definição. Recursos como câmera 360º e sistemas ADAS ampliam a experiência, embora falte o assistente de permanência em faixa. Nota 8.
Consumo –Mesmo com o novo ajuste para atender ao Proconve L8, os números de eficiência se mantiveram próximos aos iniciais. As médias registradas foram de 8,8 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina) na cidade, e de 9,8 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, em rodovias. O modelo recebeu classificação B na categoria e C no geral. Nota 7.
Conforto –A filtragem das irregularidades é eficiente, proporcionando rodagem suave e sensação de robustez. Os bancos oferecem uma ergonomia correta, com apoio lateral e sustentação adequada. O isolamento acústico e o novo sistema de som contribuem para uma experiência agradável. Nota 8.
Tecnologia –Construído sobre a plataforma RMP, evolução da CMP-B LS, o Kardian mostra arquitetura moderna e flexível. O motor TCe, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, é acoplado a um câmbio de dupla embreagem banhado em óleo, mais durável que os sistemas a seco. A versão Iconic adiciona painel digital atualizado, multimídia avançada, serviços conectados e pacote ADAS completo. Nota 9.
Habitabilidade – Com entre-eixos de 2,60 m e teto alto, o espaço interno é generoso para pernas, cabeças e ombros, especialmente na dianteira. O console central elevado melhora a ergonomia e há detalhes como carregador de celular com resfriamento. O acesso é facilitado pela altura do veículo e o porta-malas de 358 litros atende bem ao segmento. Nota 8.
Acabamento –A Renault buscou transmitir sofisticação e conseguiu. Na Iconic, bancos, painel e console recebem revestimento em couro sintético de qualidade, com costuras aparentes em branco, elevando a percepção de refinamento. Nota 8.Design – O estilo é atual, com linhas limpas e proporcionais. Elementos em preto brilhante, como a grade na versão Iconic, acrescentam elegância. O perfil segue a proposta de SUV compacto, mesclando características de hatch elevado com crossover. Nota 8.
Custo/benefício – Embora bem equipado, o preço da Iconic, na faixa dos R$ 150 mil, é superior ao de rivais como Fiat Pulse Impetus e VW Nivus Comfortline. Ainda assim, o Renault se sobressai pelo pacote tecnológico mais completo, serviços conectados e maior oferta de recursos de assistência. Nota 8.
Total –O Renault Kardian Iconic obteve 81 dos 100 pontos possíveis.
Impressões ao dirigir
Experiência completa
O Renault Kardian Iconic traz todo possível na gama, que geralmente é mais do que a atual concorrência tem a oferecer. A ideia é buscar o reposicionamento da imagem da marca no Brasil, para repetir aqui o prestígio que tem na Europa. A versão combina acabamento cuidadoso, conjunto mecânico atualizado e um pacote tecnológico robusto, que agora inclui serviços conectados — recurso normalmente restrito a categorias superiores no mercado nacional.
A estética também contribui para transmitir sofisticação: o design segue o conceito adotada na matriz, com formas arredondadas e orgânicas, detalhes em preto brilhante bem aplicados, lanternas em efeito 3D e assinatura luminosa que reforça a simpatia visual do carro.
Na condução, o SUV/crossover entrega uma experiência suave e equilibrada. O isolamento acústico é eficiente, embora não alcance o nível de modelos caros. O motor 1.0 turbo, capaz de gerar 125/130 cv e torque de 20,4/22,4 kgfm, garante respostas rápidas e empurra o veículo com desenvoltura.
A versão combina acabamento cuidadoso, conjunto mecânico atualizado e um pacote tecnológico robusto
O câmbio de dupla embreagem complementa o desempenho com trocas ágeis e precisas, funcionando em tanta harmonia com o propulsor que os paddle shifts acabam sendo quase dispensáveis – em geral, as pás no volante são atraentes na hora da compra, mas no uso cotidiano acaba caindo no esquecimento para a maior parte dos consumidores.
O interior reforça a boa impressão. Há espaço generoso e, na versão Iconic, o acabamento se destaca dentro do segmento. As novas telas de 10 polegadas — tanto no painel quanto na central multimídia — oferecem excelente resolução, gráficos mais definidos e maior facilidade de uso em comparação às de 7 e 8 polegadas presentes nas demais versões. Somando-se à suspensão, que filtra bem as imperfeições do piso, o ambiente interno proporciona conforto e uma convivência agradável para motorista e passageiros.
Ficha técnica
Renault Kardian Iconic
Motor: Gasolina/etanol, transversal, dianteiro, com 999 cm³, três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote variável na admissão e no escape, com turbocompressor e injeção direta.
Transmissão: Automatizado de dupla embreagem banhado a óleo com seis marchas à frente e uma à ré. Tração dianteira.
Potência: 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol e 5 mil rpm.
Torque: 20,4 kgfm com gasolina a 2 mil rpm e 22,4 kgfm com etanol a 2.250 mil rpm.
Diâmetro X curso: 72,2 x 81,4 mm.
Taxa de compressão: 11,1:1.
Aceleração 0-100 km/h: 9,9 segundos.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Carroceria: Crossover compacto com quatro portas e cinco lugares. Com 4,20 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 de distância entre-eixos. Altura mínima para o solo de 20,9 cm. Ângulo de 20º de ataque e de 36º de saída. Airbags frontais, laterais e de cabeça de série.
Suspensão: Dianteira tipo McPherson com rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores. Traseira com eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.
Freios: Dianteiro a disco ventilado com pinça flutuante. Traseiro a tambor. ABS com controle de partida em rampa e controle de estabilidade.
Pneus: 205/55 R17.
Peso: 1.186 kg em ordem de marcha com 433 kg de capacidade de carga.
Porta-malas: 358 litros.
Lançamento: março de 2024.
Capacidade do reservatório de combustível: 50 litros
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Preços da versão Iconic: R$ 149.990.















