por Eduardo Rocha/ Auto Press
Por muitos anos, os modelos da Lamborghini eram os preferidos para estampar os pôsteres nas paredes dos quartos de garotos no mundo todo. Acontece que as linhas ousadas e inovadoras da marca, tradicional na fabricação de tratores na Itália, eram sempre encomendas a estúdios externos, como Bertone, para Miura e Countach, ou Italdesign, de Giorgetto Giugiaro, para Gallardo e Murciélago.
Em 2005, sob o comando de Walter De Silva, chefe de design da Audi, agora controladora da Lamborghini, o Centro Stile Lamborghini, que criava apenas algumas peças dos carros, passou a responder pelos projetos e face-lifts dos carros da marca. E foi para marcar os 20 anos da criação desse Centro Stile, a Lamborghini criou o Fenomeno.
Trata-se de um hiperesportivo híbrido, com edição limitada a apenas 30 unidades, 29 destinadas a clientes e uma reservada para o museu da marca. Ele concebido como um tributo à performance extrema e ao design visionário da marca. Com proporções longilíneas e estilo longtail, o modelo quer representar a síntese entre tradição e inovação, combinando elegância atlética com uma estética futurista e purista. Como sempre, o nome foi inspirado em um touro célebre, para reformar a agressividade do esportivo.
No mercado, o Fenomeno segue a tradição de modelos de produção limitada, os chamados few-off da Lamborghini, como ocorreu com modelos como Centenario, com 40 unidades, e Sesto Elemento, com 20. Esses esportivos que nascem com vocação para peça de colecionador e um marco tecnológico, como é o caso de Aston Martin One-77, Porsche 365, McLaren Solus GT e Ferrari La Ferrari Aperta. O preço inicial do Fenomeno, de US$ 3,5 milhões – algo em torno de R$ 20 milhões, mostra bem essa condição. Ele oferece um alto nível de personalização por meio do programa Ad Personam, com mais de 400 opções de cores e uma gama de incontáveis acabamentos internos, definidos diretamente no estúdio da marca em Sant’Agata Bolognese.
O Fenomeno tem uma potência compatível com a de outros superesportivos híbridos, como Ferrari SF90, Aston Martin Valkyrie ou Mercedes-AMG ONE, mas traz pontos de diferenciação por soluções técnicas inéditas e design radical. Mecanicamente, o Lamborghini combina um motor V12 aspirado de 6.5 litros montado em posição traseira-central longitudinal, que entrega 835 cv a 9.250 rpm e 73,9 kgfm de torque a 6.750 rpm, com 80% disponível aos 3.500 giros.
Esse motor é acoplado a três motores elétricos: dois de fluxo axial no eixo dianteiro, com 110 kW cada e apenas 18,5 kg por unidade, e um de fluxo radial integrado à nova caixa de câmbio. Juntos, os motores elétricos somam 245 cv e oferecem vetorização de torque e regeneração de energia.
Na combinação, são 1.080 cv para empurrar os mais de 1.770 kg do Fenomeno, o que gera uma relação peso/potência de apenas 1,64 kg/cv – a menor da história da marca. É também o Lamborghini mais rápido já produzido, indo de zero a 100 km/h em apenas 2,4 segundos e de zero a 200 km/h em 6,7 segundos. A a velocidade máxima exata não foi revelada, mas a fabricante garante que é acima de 350 km/h.
A bateria de íons de lítio de 7 kWh, com cerca de 35 kg, está posicionada no centro do chassi, para rebaixar ainda mais o centro de gravidade. A transmissão é feita por uma caixa de dupla embreagem e oito marchas, montada transversalmente atrás do motor V12. Com dois veios internos — um para marchas pares e outro para ímpares — o sistema é mais leve e compacto. A oitava marcha é praticamente uma sobremarcha, para maior eficiência energética e conforto em velocidades de cruzeiro, enquanto a função sequencial garante trocas rápidas e precisas em condução esportiva.
foto/ divulgação

Nas inovações tecnológicas, o Fenomeno incorpora soluções de ponta como o sensor 6D, suspensão de afinação esportiva, freios carbono-cerâmicos e aerodinâmica ativa com dutos em S, portas com dutos NACA e asa traseira em formato de Omega (Ω). A arquitetura da monofuselagem em fibra de carbono e estrutura dianteira em um compósito especial garante rigidez e leveza. O modelo traz assinatura luminosa em Y, o novo logotipo da marca e tem o aspecto de uma nave espacial, como acontecia nos velhos pôsteres das paredes dos garotos – todos, certamente, sexagenários atualmente.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr