Domingo, 16 de Junho de 2024

Carros Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 17:14 - A | A

22 de Maio de 2024, 17h:14 - A | A

Carros / T-CROSS CHEGA À LINHA 2025

Pequenos ganhos

Volkswagen T-Cross chega à linha 2025 com visual semelhante ao Europeu e mais equipamentos ADAS



por Eduardo Rocha
Auto Press

Depois de cinco anos de mercado, a versão brasileira do T-Cross passa pelo seu primeiro face-lift. O SUV compacto da Volkswagen adota o visual já implementado no modelo europeu há cerca de um ano, com mudanças sutis na frente e na traseira – nada que afete a carroceria. Apesar de discreta, a marca alemã considera esta reestilização como o primeiro dos 16 lançamentos prometidos para o mercado brasileiro até 2028. Todas as versões passam a contar com faróis e lanternas full led e no interior aparece a nova localização da tela da central multimídia VW Play, que foi elevada e tem a parte superior ligeiramente projetada em relação ao console frontal.                

No visual, a frente traz faróis com o recorte interno em diagonal mais sutil. No contorno externo e inferior do conjunto ótico está a assinatura luminosa em L, que se conecta por um friso cromada no centro da grade ao conjunto ótico do outro lado. Na Europa, este friso dá lugar a uma linha de led, como a que está presente opcionalmente no SUV médio Taos. A nova grade tem barras lisas e onduladas acima e abaixo do friso cromado, onde fica encravada a logomarca da fabricante. O para-choque redesenhado traz nas extremidades dois clusters triangulares – que na versão europeia contém um bastão de led, que funciona como DLR. Na versão Comfortline, a entrada de ar inferior recebe uma moldura em prata, enquanto na Highline ela é em preto brilhante.                

Na traseira, o formado externo da lanterna foi mantido, mas agora a barra horizontal que liga as duas lanternas ganhou faixas internas iluminadas. A faixa superior traz uma luz de posição que liga os dois lados do veículo. A inferior, bem pequena, traz a luz de ré. Todas as seções internas da lanterna foram redesenhadas, com padrões diferentes da versão europeia. Na base do para-choque, novamente há guarnições em prata ou preto brilhante. Uma novidade na linha 2025 é o pacote Dark, oferecido apenas na versão Highline 250 TSi, que entre outros detalhes, traz rodas de liga em preto fosco.                

Além das alterações visuais, o T-Cross 2025 passa a contar com recursos ADAS assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Eles se juntam a outros já disponíveis na alta gama do modelo, como assistente de estacionamento, controle adaptativo de velocidade e distância, sensor de fadiga, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, função frenagem de manobra seis airbags e bloqueio eletrônico do diferencial.                

Por dentro, a atualizações são também sutis. A maior alteração foi no console frontal, que ficou com a superfície mais plana e teve a parte central redesenhada para acomodar o novo posicionamento da tela da central multimídia. Os painéis das portas dianteiras agora trazem uma parte revestida em tecido, mas ainda não foi dessa vez que todas as superfícies de toque se livraram dos plásticos rígidos. Os bancos foram redesenhados e passam a trazer a inscrição “T-Cross” no encosto.                

Um opcional interessante para a versão Highline são os pneus Pirelli Seal Inside. Ele traz uma tecnologia de selagem e permite que se continue rodando em casos de furos até 4 mm. O líquido de vedação instalado no interior do pneu sela o objeto perfurante e evita que o ar escape, mesmo após o objeto ser retirado, pois o composto preenche a perfuração. Mesmo com esse reparo automático, o pneu se comporta normalmente e não é preciso qualquer reparo adicional.                

Sob o capô, nenhuma novidade. As versões de entrada e intermediária T-Cross mantêm os velhos motores 1.0 turbo de três cilindros, 200 TSi, com 116/128 cv e 20,4 kgfm, com gasolina e etanol. Já a versão Highline traz o motor 1.4 turbo de quatro cilindros, 250 TSi, com 150 cv e 25,5 kgfm, com gasolina e etanol. O modelo, produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, estará disponível nas cores Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway. Com o pacote Dark, a versão Highline ainda pode receber a cor Cinza Ascot. Os preços das versões 200 TSi, Comfortline 200 TSi w Highline 250 TSi ficam entre R$ 142.990 3 R$ 175.900. A versão Sense, para PcD, não vai receber as novidades por enquanto.

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