Fábio Manara/ Infomotori.com/Itália- Exclusivo no Brasil para Auto Press
O Kia Stonic está pronto para entrar em uma nova fase. O modelo estreia a linha 2026 com uma profunda reestilização que afeta a estética, os interiores e, em um segundo momento, os motores. Apesar de ter sido lançado em 2017 e já estava na época de ganhar uma nova geração, a marca sul-coreana optou pela atualização como forma de se manter competitivo no segmento de SUVs/crossovers compactos. A chegada do novo Stonic está confirmado oficialmente pela Kia no Brasil, embora sem data definida. Na Europa e na Coreia do Sul, o modelo estará disponível no início de 2026.
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Nesse face-lift, dianteira e traseira ganharam para-choques foram redesenhados e ganharam um painel destacado, o que aproxima o design da linha de elétricos EV. Na frente, o Stonic abandonou a antiga grade Tiger Nose, que foi trocada aqui por uma barra com acabamento preto brilhante interligando os novos conjuntos óticos full led. Atrás, a tampa do porta-malas foi redesenhada e as lanternas passam a ter formado de C. Mesmo que as laterais tenham mantido o layout original, as mudanças deixaram o visual mais dinâmico e consistente com os modelos de nova geração da marca.
Por dentro, uma verdadeira revolução pode ser vista. O painel agora integra duas telas de 12.3 polegadas, substituindo a mistura anterior, composta por instrumentação analógica e tela de 8 polegadas. Há ainda um novo painel tátil para ar condicionado, volante redesenhado e painéis de porta atualizados, console central com mais funcionalidade, inclusive carregamento sem fio, iluminação ambiente configurável.
Sob o capô, o Stonic conta com o motor TGDi. Na versão convencional, ele rende 100 cv e 17,5 kgfm, tanto com câmbio manual de 6 marchas quanto com câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. Na versão híbrida leve, ele rende 115 cv, com 17,5 com câmbio manual e 20,4 kgfm com o câmbio DCT. O sistema de 48 V não permite a condução exclusivamente elétrica, mas dá suporte ao motor na aceleração, o que acaba elevando a potência em 15 cv e traz benefícios tangíveis no consumo e emissões.
divulgação

Essa configuração, MHEV com câmbio DCT, é a oferecida no Brasil, com a diferença que no Brasil ele é recalibrado para 120 cv, para aproveitar a mistura com etanol, mas mantém os mesmos 20,4 kgfm. Por aqui, o Kia Stonic deve ser lançado no segundo semestre de 2026 com preço próximo ao atual, de R$ 154.990. A missão é tentar encarar versões de topo de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.