Ricardo Beristáin Martínez/ Autocosmos.com/Chile
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O Lamborghini Temerario é o herdeiro direto do icônico Hurancan, mas além de seguirem uma mesma linhagem, este hiperesportivo é completamente novo, mais agressivo e mais tecnológico. Ele traz uma mecânica que será um divisor de águas na história da empresa italiana, que pertence ao Grupo Volkswagen.
Logo no primeiro olhar, o modelo saído das linhas de Sant’Agata Bolognesea grita a ideia de futuro. E embora mantenha as proporções baixas e largas, comuns aos carros Lamborghini, agora as linhas são mais nítidas, com entradas de ar enormes e tratamento aerodinâmico ativo.
O Temerario ostenta um novo sistema chamado ALA 2.0, a segunda geração da aerodinâmica ativa da Lamborghini. Em vez de um spoiler fixo, o ALA modifica o fluxo de ar em tempo real para melhorar a aderência ao entrar nas curvas e reduzir o arrasto durante longas retas. O resultado é um supercarro que se adapta à direção, como se realmente pensasse pelo piloto.
Na frente, destacam-se as suas luzes em forma de Y, enquanto as DLRs têm forma hexagonal. Na traseira, os padrões geométricos repetem-se na assinatura luminosa e nos escapes, detalhes que conferem ao Temerario um toque inconfundível.
O motor exposto é emoldurado por um novo spoiler, enquanto o teto com acabamento côncavo direciona o ar para a traseira. Esses dois elementos ajudam a gerar 158% mais downforce no eixo traseiro do que um Huracán EVO.
Por dentro, o Lamborghini Temerario não decepciona. Certamente, boa parte dos recursos são definidos pelos compradores, que têm de encomendar o carro, que custa a partir de US$ 390 mil em média – cerca de R$ 2,1 milhões (o que significa que, no Brasil, custaria a partir de R$ 4 milhões, aproximadamente).
A cabine é projetada como se fosse um avião de combate, com três telas para painel, central multimídia e monitor para o carona, botões com protetor de acionamento, do tipo usado em jato, e materiais premium em todos os lugares, como Alcântara, fibra de carbono, couro e alumínio. A posição de dirigir é baixa, esportiva, perfeita.
Agora, o que muda tudo é o coração do Temerario. O V10 naturalmente aspirado do Huracán virou história. O novo motor é um V8 biturbo de 4.0 litros é suportado por três motores elétricos, dois dianteiros e um traseiro. Juntos, eles formam juntos um sistema híbrido plug-in com 920 cv de potência no total, com tração nas quatro rodas.
Apenas o V8 produz 800 cv, com 59 kgfm de torque. Sua transmissão é automática de dupla embreagem e oito marchas. Obviamente, o Temerario não é um híbrido para economizar combustível, mas para melhorar o desempenho. Além, claro, de atender às normas de emissões sem perder a emoção.
foto/ Divulgação

Impressões ao pilotar
Além da física
Difícil imaginar um lugar melhor para avaliar o Temerario que um pista. No caso, foi no Circuito do Estoril, em Portugal, que foi proposta pesquisar os limites do hiperesportivo.
Nas longas retas, curvas rápidas e miolo técnico de um dos mais icônicos autódromos da Europa. Ali, se pôde testar a aerodinâmica ativa, a vetorização de torque e a reação imediata ao acelerador fornecida pelo sistema híbrido.
O trem de força tem muita personalidade, com acelerações brutais e frenagem tão violentas que parecem capaz de arrancar o rosto do piloto. As mudanças de marcha são violentas e precisas, enquanto a capacidade de entrar e sair das curvas desafia toda a lógica.
Entrar no esportivo exige uma boa dose de flexibilidade. O piloto praticamente veste o carro. Uma vez acomodado, todos os comandos estão no volante – até mesmo o controle do limpador de para-brisa e da altura da suspensão.
O Lamborghini Temerario atinge de zero a 100 km/h em menos de 2,7 segundos e sua velocidade máxima, segundo a fabricante, é superior a 343 km/h. E embora esses números já sejam impressionantes, ainda mais notáveis são as sensações que o bólido produz em quem está na direção.
Caso, por exemplo, da trilha sonora. O rugido produzido pelo V8 é parte fundamental da experiência. A Lamborghini trabalhou no escapamento para que o som tivesse um caráter visceral, com personalidade própria. O Temerario não é apenas o sucessor do Huracan.
Trata-se do primeiro V8 híbrido da história da Lamborghini e é o modelo mais potente, mais tecnológico e mais emocionante já produzido pela fabricante.