Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Atualidades Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 08:35 - A | A

28 de Agosto de 2025, 08h:35 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Arte em prol da consciencialização: informação é a arma mais eficaz contra a Violência Doméstica



Edemar Savariz
Assessoria

A vereadora Elisa Gomes, dedicou-se neste mês de agosto a luta pela não violência contra a mulher, alusiva ao Agosto Lilás que é uma campanha que acontece em todo o Brasil dedicada à conscientização e ao combate à violência contra as mulheres, que celebra a sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006.
Dentre os eventos que aconteceram em Alta Floresta, foi a apresentação da peça teatral RE-CORTES, da Cia Vostraz de Teatro. A encenação conta a história de Marina, mãe da menina Mel e esposa do Rodrigo, que vive em um ciclo de violência de gênero até encontrar apoio para romper com essa realidade. A peça, voltada ao público infanto-juvenil foi apresentada para 563 alunos das escolas estaduais de Alta Floresta.
A peça Re-Cortes aborda temas como ciúme excessivo, proibição de contato com amigos e familiares, desvalorização dos estudos e do trabalho, violência psicológica e patrimonial, cárcere privado, xingamentos e agressões físicas. De forma que a plateia se emociona com cada ato que é representado, até que a mulher que sofre as agressões encontra forças para denunciar e se libertar de anos de sofrimento. Mais comovente é a revelação da atriz principal, no final do espetáculo que a peça conta uma história real e que ela sofreu tudo aquilo que foi representado no espetáculo.
Elisa enaltece a importância da conscientização dos adolescentes e jovens sobre o tema. “Superimportante esta conscientização, principalmente para os nossos estudantes. Através da educação podemos mudar essa realidade e o alto índice de violências que são cometidos contra as mulheres. Tenho certeza que cada aluno que assistiu a peça RE-CORTES saiu do teatro com outra perspectiva e visão sobre o tema e são ações como esta que podemos mudar essa realidade.”, enfatiza a vereadora.
Elisa Gomes, articuladora do evento agradece o apoio da Rede de Proteção as Mulheres, ao Conselho de Segurança Pública que garantiu os recursos para as apresentações, ao Ministério Público, através do Promotor de Justiça Dr. Guilherme da Costa, ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a DRE que articulou as escolas participantes e a Secretaria Municipal de Educação que garantiu o transporte escolar e a Gestão Municipal.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]