Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Atualidades Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025, 09:22 - A | A

25 de Agosto de 2025, 09h:22 - A | A

Atualidades / Top 10 da Educação

Carlinda é destaque no Prêmio Alfabetiza MT com cinco conquistas

Entre as estratégias que garantiram o avanço da alfabetização estão o monitoramento constante da aprendizagem



Dionéia Martins
Mato Grosso do Norte

O município de Carlinda brilhou na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT, realizado pelo Governo do Estado no último dia 20, em Cuiabá. A iniciativa premiou 100 escolas da rede pública mato-grossense, com o investimento de R$ 5 milhões, reconhecendo os melhores resultados na alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Entre as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), o polo de Alta Floresta se destacou com dez escolas premiadas. Três delas pertencentes ao município de Carlinda, que somou ainda outras conquistas, chegando a cinco reconhecimentos no total. A região ficou em quinto lugar no ranking estadual.
A Escola Municipal Manoel Bandeira é a primeira na Top homenagem e está entre as 10 escolas da DRE de Alta Floresta, assim como a Escola Padre Geraldo da Silva Araú8jo. E a escola Cecília Meireles  também está na Top 10. Além disso, a professora Daiane Alves Pereira, da Escola Manoel Bandeira, é reconhecida como a que mais alfabetiza em equipe.
Daiane há três anos atua na alfabetização de crianças e agora figura entre as 13 docentes de todo o Estado que mais alfabetizaram com equidade. Também foi reconhecida aluna Emanuelly Rugeri, da Escola Padre Geraldo, evidenciando o avanço do ensino local.

Em entrevista conjunta, secretária de Educação de Carlinda, Elaine Batista Costa de Souza, e a coordenadora pedagógica, Tatiana dos Santos, atribuíram os resultados a um esforço coletivo, que envolveu professores, gestores, equipe técnica, famílias e a gestão municipal.
“Esse desempenho é fruto do comprometimento de toda a rede, aliado ao apoio do prefeito Pastor Fernando, que colocou a Educação como prioridade, aproximando-se das escolas e dos profissionais. O investimento em formações continuadas, o monitoramento constante da aprendizagem e a parceria com o programa Alfabetiza/MT foram fundamentais”, destacam.
Elas também lembraram a contribuição da ex-secretária Maria das Dores, responsável pela condução das ações Pedagógicas no ano de 2024 — período de referência para a premiação.
Para a Rede Municipal, o prêmio tem efeito multiplicador. “Esse reconhecimento fortalece a imagem da Educação de Carlinda e funciona como inspiração para toda a equipe. Mostra que dedicação e práticas bem planejadas geram resultados concretos e valorizam a carreira docente, motivando professores a permanecerem e crescerem dentro da rede”, ressaltam as gestoras.
As educadoras também apontaram os principais desafios superados ao longo dos últimos anos: recomposição das aprendizagens no pós-pandemia, diversidade de realidades entre escolas urbanas e do campo, e a gestão de turmas multisseriadas.
Entre as estratégias que garantiram o avanço da alfabetização estão o monitoramento constante da aprendizagem, a ampliação do tempo escolar em turmas do campo e de 5º ano, a contratação de auxiliares pedagógicos, além do trabalho colaborativo entre gestores, professores e equipe regional.
De acordo com a Secretaria de Educação, a meta agora é consolidar e expandir as práticas que deram certo. Entre as prioridades estão fortalecer a educação em tempo integral, ampliar as formações continuadas e garantir que escolas do campo recebam ainda mais suporte pedagógico.
Para a professora Daiane Alves Pereira, ser reconhecida como uma das docentes que mais alfabetizaram com equidade no Estado é motivo de orgulho e motivação.
“Nunca pensei estar em destaque, sendo a professora top 1 da DRE de Alta Floresta e entre as que mais alfabetizaram em Mato Grosso. Esse reconhecimento fortalece nossa caminhada e nos motiva a seguir fazendo o melhor pelas crianças”, afirmou.
Ela destaca que o segredo está na constância e na atenção ao ritmo de cada estudante. “É preciso olhar para a diversidade da sala de aula, adequar conteúdos, revisar sempre que necessário e oferecer apoio pedagógico individualizado. Além disso, o envolvimento da equipe escolar e das famílias é essencial para o

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]