Esaú Ponce/ Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A Volvo recuperou uma tradicional assinatura da marca para criar um EX30 focado na aventura, com a versão Cross Country. A criação da versão Cross Country pode não parecer, mas é uma declaração de intenções, já que se trata de um produto que não é feito para enfrentar apenas o asfalto, mas também para levar a lugares onde os elétricos não costumam se atrever a ir.
O Volvo EX30 Cross Country acaba de ser apresentado dinamicamente no México, onde foi avaliado. No Brasil, ele foi mostrado apenas de modo estático em junho, no início da pré-venda. Com preço de R$ 314.950, a previsão é que as primeiras unidades sejam entregues a partir de setembro.
A marca promoveu algumas mudanças visuais muito específicas para distinguir esta versão, a começar pelo nome Cross Country gravado na coluna traseira, bem como a preparação do módulo de reboque e as rodas de 19 polegadas em preto fosco. Um detalhe que chama a atenção é a impressão no para-choque frontal de um desenho topográfico com as coordenadas da área montanhosa de Kebnekaise, na Suécia.
O SUV também recebeu placas protetoras na parte inferior da carroceria na frente e atrás, os chamados skid plate. Aliás, muitas unidades destinadas à avaliação estavam equipadas com um kit que não só aumenta seu apelo visual aventureiro, mas também melhora o desempenho off-road e a usabilidade. Esse kit é composto por pneus BFGoodrich All Terrain, rack de teto, para-barro dianteiro e traseiro, proteção do porta-malas, bem como tapetes internos e do porta-malas para uso pesado.
Esteticamente, esses acessórios cumprem a função de dar uma imagem de robustez ao EX30, sem perder aquele toque elegante. Exatamente o que se espera em um Cross Country, um nome que desde 1997 tem sido usado para designar os veículos mais extremos da empresa sueca – linha que teve no V70 XC seu modelo mais icônico.
Vale ressaltar que o Volvo EX30 Cross Country 2026 se move graças a um sistema Twin Motor, com um motor elétrico instalado em cada eixo. Trata-se, portanto, de um AWD com uma potência combinada de 315 kW, equivalente a 428 cv, e torque de 55,3 kgfm. Com essa potência, é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir rapidamente a velocidade máxima, que é limitada a 180 km/h. Os propulsores são alimentados por uma bateria de 69 kWh, a mesma das versões ER com motor único, só que aqui a autonomia cai de 338 km para 327 km, nos critérios do InMetro.
No interior, a única grande novidade é o carregador de 40 A. A partir daí, tudo permanece igual em relação às versões convencionais. Assim, entre os destaques, encontramos tela vertical sensível ao toque central de 12,3 polegadas, climatização eletrônica de duas zonas, sistema com capacidade de dados 5G, Google Services conectado aplicativo Volvo EX30, áudio Harman Kardon Premium Sound com Subwoofer e teto panorâmico fixo, entre uma longa lista de recursos.
Como qualquer Volvo, a segurança é uma peça chave na imagem do carro. Assim, tem os itens normais, com seis airbags, controles de tração, estabilidade, frenagem em curva e vetorização de torque, traz um pacto ADAS que inclui aviso de colisão traseira, monitoramento e manutenção de faixa de rolagem, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, sensor para ponto cego com alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, detecção de obstáculos frontal com frenagem autônoma, e assistente de estacionamento.
foto/ Divulgação

Impressões ao dirigir
Ação positiva
Só para ficar claro, no roteiro desenhado pela Volvo para avaliar o EX30 Cross Country houve oportunidade de acelerar até o limite. A partir daí, pode-se dizer, da forma mais ponderada possível, que carrinho é um míssil!
O zero a 100 km/h fica abaixo dos 4 segundos e, embora esse desempenho seja um tanto contraditório com a estética de SUV familiar, também é agradavelmente surpreendente. Dependendo da precisão do velocímetro, pode registrar até 186 km/h de máxima, mas mais impressionante é a facilidade com que ele chega lá.
A qualidade de condução atende ao que se espera de um Volvo: transmite segurança, mesmo ao se dirigido acima dos limites legais. Apenas a resistência aerodinâmica da cesta no teto e o som de rolagem dos pneus off-road vazam um pouco mais do que o desejado para o habitáculo. Aliás, os pneus com perfil generoso permitem atacar os buracos com a maior confiança, sem aquela eterna preocupação de não estourar ou estourar. Uma coisa boa, porque existe apenas um kit de reparo.
A propósito, os auxílios à condução, embora eficazes em sua tarefa original, tornam-se um tanto dramáticos e até abruptos em suas ações. Funcionais em ambientes urbanos, tornam-se mais intrusivos do que o desejado na estrada ou em um manuseio um pouco mais entusiasmado. É como ter a própria avó no banco do passageiro o tempo todo impondo limites – com tudo de bom e de ruim que isso implica.
Vale ressaltar que o Volvo EX30 Cross Country chega ao mercado sem rivais à vista, já que, na realidade, as alternativas possíveis têm um perfil puramente urbano. Mas o melhor desse modelo, construído na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), é a sua proposta robusta e o incrível desempenho dinâmico.