Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte
Teve início na quarta-feira, 23, em Alta Floresta, a Tecnoalta 2025, a maior feira de tecnologia, inovação e negócios voltada para o campo na região norte de Mato Grosso. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Alta Floresta, com o apoio de diversas instituições do setor.
Na abertura oficial, estiveram presentes o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain; o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini; o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba; o prefeito de Apiacás, Júlio Cesar; os presidentes dos sindicatos rurais Nelson Obuti (Carlinda) e Vanderlei Garcia (Apiacás); além de diretores do sindicato, produtores rurais e diversas lideranças do setor.
O prefeito Chico Gamba destacou a importância da Tecnoalta como um espaço essencial de atualização e troca de conhecimento entre os produtores.
“Nós, produtores, somos muito bons da porteira pra dentro, mas muitas vezes deixamos a desejar da porteira pra fora. Por isso, eventos como a Tecnoalta são tão importantes, pois ajudam a trazer inovação, fortalecer a cadeia produtiva e preparar o setor para os desafios. Alta Floresta está numa região promissora e, com organização, parcerias e conhecimento técnico, temos certeza de que vamos continuar crescendo cada vez mais”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, agradeceu o apoio do Sistema Famato, dos patrocinadores e da prefeitura municipal.
“A Tecnoalta é nossa forma de retribuir ao produtor rural, oferecendo acesso às melhores tecnologias e informações. Levar conhecimento é desafiador, mas extremamente gratificante. A prosperidade do setor é fruto de muito trabalho em equipe”, destacou.
Durante a abertura, o Sindicato Rural prestou homenagens a ex-dirigentes que deixaram grande contribuição e legado à entidade: Joaquim Martins, Oliveira Ferreira Barbosa, Valdomiro Ferraresi, Valdir Patel, Wilson Sierra, Valdemar Gamba, Paulo Beitum, José Antonio da Silveira, Danilo Meurer e Milton dos Santos Souza, receberam um placa das mãos dos diretores.
O pecuarista Milton dos Santos Souza, conhecido como Milton Paulista, também foi homenageado durante a cerimônia de abertura. Emocionado, relembrou sua trajetória na região.
“Cheguei aqui em julho de 1976, vindo do interior de São Paulo. Já se vão 49 anos de história em Alta Floresta. Desde então, sempre estive presente, contribuindo com o Sindicato Rural, participando da Comitiva do Bem e de tudo que foi acontecendo por aqui. Ver esse reconhecimento hoje, depois de tantos anos de dedicação, é motivo de muito orgulho pra mim”, afirmou.
A Tecnoalta 2025 segue até sexta-feira (25/07), com visitação aberta ao público das 8h às 16h30. A programação conta com palestras, mesas-redondas, debates e vitrines tecnológicas, como a vitrine de frango, entre outras atrações voltadas à qualificação e inovação no setor agropecuário.