Domingo, 23 de Junho de 2024

Economia Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019, 00:00 - A | A

18 de Dezembro de 2019, 00h:00 - A | A

Economia /

Investimentos da águas Alta Floresta avançam em 2019



Assessoria 

Qual caminho o saneamento percorre? Da captação dos rios que abastecem a cidade, até a chegada da água potável nas torneiras e o caminho de volta à natureza em segurança. Todos os dias. A cadeia do saneamento básico é composta por etapas rigorosas para garantir saúde e qualidade de vida à comunidade. Neste sentido, buscando a excelência na prestação de serviços, as equipes da Águas Alta Floresta, concessionária do município, trabalharam durante todo o ano de 2019, para aprimorar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Com os investimentos feitos na cidade foi possível modernizar o sistema de saneamento básico de Alta Floresta, trazendo novas tecnologias como sistemas operacionais geográficos e equipamentos laboratoriais. Também foram realizadas obras que beneficiam a população e contribuem para a preservação ambiental dos recursos hídricos, como é o caso da Estação Elevatória de Esgoto Almeida Prado, inaugurada em maio deste ano.
A estação, instalada no bairro que leva seu nome, atende hoje 4.288 habitantes dos bairros Almeida Prado, Jardim Araras e Setor J. Para a segunda etapa, serão atendidos também os bairros Loteamento Florata, Parque dos Lagos, Jardim Europa, Jardim Ipiranga, Hamoa Resort Residencial, Aquarela Hamoa, Jardim Renascer,  Jardim Panorama e Jardim Primavera, que juntos correspondem a 22.624 habitantes. A vazão final será de 211,61 metros cúbicos por hora de esgoto tratado.

Tecnologia em saneamento - Com objetivo de elevar a segurança da disponibilidade de água, foram realizados investimentos no combate a perdas a partir da aquisição de equipamentos que permitem realizar pesquisas efetivas de vazamentos de redes, identificação de fraudes e monitoramento com o objetivo de auxiliar na operação do sistema de distribuição de água. 

As ferramentas tecnológicas beneficiam a população principalmente em períodos de escassez hídrica com a redução das perdas de água na distribuição. Também foram adquiridos novos equipamentos para o laboratório de controle de qualidade da água, garantindo maior segurança no monitoramento de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos da água distribuída.
“A excelência técnica, a eficiência produtiva e as práticas de sustentabilidade estão entre os nossos objetivos permanentes”, pontua o diretor operacional André Silva. “Os serviços prestados pela Águas Alta Floresta que englobam captação, tratamento e distribuição de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto garantem ao município qualidade de vida, redução de doenças, geração de emprego e valorização imobiliária, colaborando fortemente também com a preservação ambiental dos recursos hídricos”, reforça.
Para o ano que vem, a companhia priorizará a implantação de novas redes de distribuição de água, construção de novos reservatórios, revitalização de estruturas, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto - um investimento estimado em R$ 14 milhões.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]