Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Mais Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026, 08:38 - A | A

07 de Janeiro de 2026, 08h:38 - A | A

Mais /

TJMT decide que governo terá que pagar emendas de Janaína



O governo do Estado será obrigado apagar as emendas parlamentares impositivas da deputada estadual Janaina Riva (MDB). O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reafirmou, decidiu favorável a parlamentar. Na decisão o TJ MT destaca que o Poder Executivo não possui liberdade para reter esses valores, uma vez que a legislação os classifica como de execução obrigatória.

No mandado de segurança, Janaina argumentou que havia destinado R$ 26 milhões em emendas individuais para 2025, com saldo superior a R$ 19 milhões ainda pendente de execução, muitos deles voltados à saúde pública e a municípios com baixa capacidade financeira. 

O relator, desembargador Deosdete Cruz Junior, destacou que as emendas parlamentares individuais deixaram de ser mera autorização de despesa e passaram a ter execução obrigatória, conforme prevê a Constituição Federal e a Constituição Estadual.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]