Domingo, 31 de Agosto de 2025

Economia Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2017, 00:00 - A | A

03 de Fevereiro de 2017, 00h:00 - A | A

Economia /

Restritivo da madeira segue até 1º de abril

Sema-MT



Rose Domingues 
Sema-MT 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que o período restritivo de corte, derrubada, arraste e transporte nos planos de manejo florestal com rendimento sustentável (PMFS) teve início na quarta-feira, 1, e segue até 1º de abril deste ano. A medida visa proteger a floresta durante o período chuvoso.
Conforme o coordenador de Recursos Florestais, Lisandro Peixoto Neto, a decisão atende a Resolução 001 da Câmara Técnica Florestal, de 1º de julho de 2013, que impõem ainda que apenas a madeira de esplanada principal cadastrada no projeto da Autorização de Exploração Florestal (Autex) está habilitada ao transporte durante esses dois meses.

Durante a época de maior chuva do ano, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado, onde ficam os municípios que compõem a Amazônia Legal, o solo fica compacto, o que influencia na capacidade de resiliência e regeneração da floresta. “Como se trata de um manejo sustentável, o objetivo é ter planejamento prévio das ações que visem o impacto mínimo da biodiversidade existente no local, além disso, economicamente não é muito viável para o empreendedor”, explica Lisandro Neto.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]