Assessoria
Simenorte
Alta Floresta recebeu nos dias 19, 20 e 21 de outubro, uma equipe da Unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais (ITED), que é vinculada ao Senai Bahia. Na ocasião foram captadas imagens em 360 graus, que serão utilizadas na produção de um vídeo sobre o manejo florestal sustentável. As captações das imagens foram realizadas na Fazenda Vaca Branca.
O ITED, segundo seu próprio site, tem como objetivo conceber e desenvolver tecnologias educacionais e metodologias inovadoras para o processo de educação profissional. A unidade já recebeu várias premiações, onde destacam-se: top Social 2007; top dos Tops 2007; Prêmio FINEP de Inovação 2009; Destaque da Fundação BB de Tecnologia Social 2009; Prêmio SENAI de Inovação em Serviços Técnicos e Tecnológicos.
O gerente de Jornalismo do Sistema Fiemt, Eduardo Cardoso, que acompanhou os trabalhos, além de destacar a sustentabilidade da indústria e base florestal Mato Grosso, também pontua que, este vídeo trará uma nova visão ao público.
“Queremos mostrar para a sociedade como esse trabalho é feito, e muito bem feito”, afirma. Cardoso ainda completa. “Vamos mostrar de tfato o manejo florestal sustentável. Esse vídeo será uma imersão pela floresta”.
Para o presidente do Fórum Nacional da Atividades de Base Florestal (FNBF) e vice-presidente do Simenorte, Frank R. Almeida, esse trabalho é mais uma estratégia eficaz de mostrar o manejo na prática. “Vamos mostrar para o mundo as boas práticas de extração de uma árvore”, pontua. Nas próximas semana o vídeo estará disponível. Essa é uma iniciativa do Sistema Fiemt, com apoio do Fórum Florestal, Cipem e Simenorte.
A proposta do vídeo é utilizar uma linguagem atraente ao público. Onde será possível visualizou o processo do manejo de uma forma didática, mas, principalmente, realista. Esta produção é mais uma ferramenta estratégica que irá levar ao público de forma direta os princípios e valores do setor de base florestal.
O presidente do Simenorte e Cipem/MT, Ednei Blasius, destaca que o setor, além de ser referência em conservação das florestas, também mostra transparência. “O nosso setor é sustentável. Nos últimos anos estamos mostrando que somos responsáveis do ponto de vista ambiental. Além do Simenorte, também temos outros sindicatos. Além dos sindicatos, temos o Sistema Fiemt, Cipem e Fórum Florestal. São várias entidades envolvidas. Todos estão unidos em mostrar que nosso setor trabalha pelo bem da floresta”, finaliza.