Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Alta Floresta tem motivo para se orgulhar. O nadador paralímpico escolar número 1 do estado é filho da terra. Luiz Antônio Dal Bem é genuinamente alta-florestense.
Em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, Luiz, que sofreu uma lesão medular durante o parto, o que o deixou paraplégico, conta que se interessou pela natação muito cedo, sempre com o auxílio dos país, Rodrigo Dal Bem e Clayzi Dal Bem e começou a treinar com apenas dois anos de idade.
O gosto pela piscina foi crescendo a cada dia e ele foi se aprimorando na modalidade, ao ponto de já estar preparado pra competir, mas devido a pouca idade, 10 anos, ainda não era possível, porque as competições exigiam idade mínima de 12 anos. Mas devido a sua força de vontade e o seu preparo físico, o treinador João Cuadra conseguiu inclui-lo nas competições apenas para adquirir experiência, mas o garoto demonstrou que estava pronto.
Com 11 anos, ele participou de duas competições nas categorias 50 e 100 metros e não conquistou só experiência, mas trouxe para Alta Floresta 4 medalhas de ouro.
Em todas as competições ocupou o lugar mais alto do pódio, se tornando o nadador paralímpico escolar número 1 do Estado.
Quanto a preparação para o Campeonato Nacional Paraolímpico Escolar, que vai acontecer em novembro na capital de São Paulo, o nadador diz: “estou treinado bastante, são cansativos os treinos, mas eu gosto muito. Estou um pouco nervoso, porque é uma competição nacional, mas não vou deixar isso subir à minha cabeça, vou me esforçar muito e vou fazer o meu melhor”.
A mãe do nadador, Clayzi Dal Bem, diz que está muito feliz pelo sucesso do filho que na categoria dele, é o primeiro de Mato Grosso.
“É bem legal ver ele novinho, com 11 anos ainda e já ter essa responsabilidade. A primeira competição que ele participou, nós não pudemos ficar junto dele, somente o treinador, mas ele ficou bem à vontade e dentro da piscina estava se sentindo em casa”, disse a mãe.
“A nossa felicidade só aumenta todas às vezes que recebemos a notícia, que ele ficou em primeiro lugar. Agora mesmo, que ele vai participar do nacional, me disse: mãe agora sou atleta!”, relata Clayzi Dal Bem.
Rodrigo, segundo a mãe, parou de tomar refrigerante, mudou a alimentação, está optando mais por saladas, e é bem dedicado. “Como filho, o Luiz é maravilhoso, carinhoso, nos estudos é um excelente aluno, com um raciocínio muito bom, sempre mantém boas médias. Ele é realmente um garoto de Ouro”, desta Clayzi Dal Bem.
Luísa 12/09/2024
Parabéns para esse menino que Deus o abençoe sempre e parabéns para os pais pela dedicação e cuidado muita sorte para vocês lindo trabalho.
Mariana Nakayama 11/09/2024
Sucesso, Luiz!! Estaremos na torcida por você.
2 comentários